Mais espaço para a arte feminina em Manaus

 

A primeira exposição será realizada entre hoje e 4 de setembro – foto: divulgação

Dar mais valor e espaço para obras feitas por artistas femininas é um dos focos do Coletivo Adejo, grupo formado somente por mulheres e que prepara a primeira exposição de obras feitas pelas integrantes será aberta nesta sexta-feira (16).
O coletivo foi formado este ano e possui quatro artistas amazonenses, a designer Ana Carolina Pas, a estudante de direito Kathariny Belchior, a estudante do arquitetura Mandy Muniz e a jornalista Susy Freitas. O Adejo se completa com a artista plástica paulista Priscilla Fierro.
Não há uma líder dentro do grupo, mas Ana Carolina é considerada uma das ‘criadoras’ do coletivo. Ela diz que tudo começou como um projeto dela e da Priscilla Fierro, em 2012. “Nós nos falávamos pela web e resolvemos nos juntar como um meio de divulgar o nosso trabalho em uma página na internet”, diz Ana Carolina. “No começo deste ano eu conheci o restante das meninas e decidimos montar o coletivo”, completa a designer.
Já o nome Adejo vem do sentimento de liberdade da arte feminina, que muitas vezes não é tão divulgada. “A palavra tem a ver com voo, adejo é um voo de pouco alcance e sem destino determinado”, explica Pas.
Cada uma das integrantes do coletivo realiza trabalhos em diferentes vertentes das artes visuais. Ana Carolina realiza intervenções em imagens; Susy faz pinturas, assim como Mandy, que também realiza experimentações em arte digital; Kathariny trabalha com ensaios fotográficos e Priscilla faz pinturas em tela, com tinta acrílica e outros materiais. Essa diversidade acabou se tornando uma das características do grupo. “Trocamos experiências e influências entre os nossos trabalhos”,fala Ana Carolina.
Apesar da maioria das integrantes serem amazonenses, Ana Carolina diz que o Adejo não é um “Coletivo de Manaus” e sim um “Coletivo Digital”. “Uma característica nossa é que usamos muito a web, principalmente as redes sociais, para nos comunicarmos, fazer reuniões e compartilhar trabalhos”, explica.
Primeira exposição
A primeira exposição será realizada entre hoje e 4 de setembro. Ficarão expostas 14 obras de três integrantes do grupo: Ana Carolina (intervenções), Susy Freitas (pinturas) e Katharine Belchior (fotografia).
Quatro dessas obras fazem parte do ensaio fotográfico em preto e branco realizado por Katharine, mostrando o corpo feminino. “Faço ensaios de nu artístico, mas quero quebrar esse paradigma que nu artístico tem que ser sensual”, diz a fotógrafa. Ela diz que utiliza amigas como modelos, mas que também se autofotografa. “O foco no corpo feminino é porque também o coletivo é só feito por mulheres”, explica. A abertura terá os DJs Danny Low e Guillermo.
http://www.emtempo.com.br/editorias/cultura/8350-mais-espa%C3%A7o-para-a-arte-feminina-em-manaus.html
fonte:
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo