Como surgiu a moda?



Bruna Gonçalves

Do Diário do Grande ABC

0 comentário(s)

Desde a Pré-História o homem usa vestimentas. No início, eram feitas de folhas, peles e tecidos e serviam, principalmente, para proteger o corpo do frio e para enfeitá-lo. Com o passar dos anos, cada povo aperfeiçoou a forma de produzir as peças e desenvolver diferentes modelos.



Mas a moda - maneira de se vestir com o objetivo de diferenciar culturas, classes sociais e o homem da mulher - surgiu na Europa no século 15, durante a Idade Média. Naquele tempo, os nobres criavam roupas volumosas, feitas de tecidos caros, com o objetivo de se destacar. Artesãos eram responsáveis por confeccioná-las.



Depois que os burgueses (classe social formada por comerciantes) começaram a enriquecer, passaram a copiar o modo de as pessoas da corte se vestir. Era forma de mostrar que também tinham poder.



Os primeiros grandes destaques da moda foram o rei Luís XIV e a rainha Maria Antonieta, que viveram em épocas diferentes na França. Vaidosos, preocupavam-se muito com a aparência. Suas roupas chamavam a atenção de todos.



Para ter uma noção, o sapato de salto - que muitas mulheres gostam de usar - ganhou destaque porque o baixinho Luís XIV queria um calçado que o deixasse mais alto. Esse é exemplo de como influenciou a moda.



ALTA-COSTURA

Para diferenciar ainda mais os ricos das demais classes sociais, o costureiro inglês Charles Frederick Worth desenvolveu, no século 19, a alta-costura na França. Trata-se da produção de peças exclusivas, muito caras e para poucos clientes. Worth também criou roupas de acordo com as estações do ano. É o que, hoje, você vê na TV, lojas ou revistas como coleção primavera - verão e outono - inverno.



Com o tempo, estilistas apareceram e a moda se tornou uma indústria, passando também a fabricar peças em grande quantidade para toda a população.



Roupas mudam de acordo com a época



Moda é mais do que desfiles e modelos bonitas. Desde sua criação está ligada aos acontecimentos históricos de cada época. O modo de a mulher se vestir foi o que mais sofreu transformações ao longo dos tempos. De roupas volumosas e espartilhos (tipo de cinta que aperta a cintura), passou a usar trajes parecidos com os dos homens quando precisou trabalhar durante a Segunda Guerra Mundial, nos anos 1940. Com o término da batalha, as peças mais femininas e delicadas voltaram ao guarda-roupa.



Pode brincar de desfil

Quem nunca colocou roupa de um adulto? É natural ter vontade de imitar alguém que admira. A brincadeira, aliás, é importante; contribui para o nosso desenvolvimento e funciona como treino para o futuro.



Além disso, pode ser forma bacana de diversão. Uma dica é reunir os amigos e criar um desfile de faz de conta. Dá para pedir emprestado algumas peças e calçados dos pais, tios ou irmãos mais velhos.



Mas é preciso cuidado para não exagerar e transformar a brincadeira em realidade. Não é legal se vestir o tempo todo como adulto. Evite, por exemplo, muita maquiagem e roupas justas ou que não sejam confortáveis para brincar.



Salto não é recomendável porque o corpo não está preparado para aguentar as modificações que o sapato provoca na postura. Também aumenta as chances de cair e torcer o pé.


O costureiro Charles Frederick Worth criou os desfiles. Tudo começou na sua loja superchique, onde mulheres parecidas com as clientes vestiam as roupas prontas para mostrar a elas como ficariam.



Aos poucos, o trabalho daquelas mulheres que se apresentavam na loja para as clientes de Worth começou a se popularizar. Assim, surgiu a profissão de modelo.


No Brasil, a moda chegou no período da colonização com os europeus. Nos anos 1960, estilistas como Dener e Zuzu Angel criaram peças com a cara dos brasileiros. Mas foi a partir da década de 1990 que a moda brasileira se destacou no Exterior.


Anna Beatriz Ragonha, 11 anos, de Ribeirão Pires, é superantenada em moda e acredita que ela tenha surgido na época dos reis e rainhas. "As pessoas gostavam das roupas deles e queriam copiar", diz. Na opinião da menina, hoje são os famosos que influenciam o jeito como nos vestimos.


Consultoria de Elizangela Gomes, professora de Moda da Escola Sigbol Fashion, Andréia Miron, professora do curso de Moda da Faculdade de Santa Marcelina, e Suzy Camacho, psicóloga infantil e terapeuta familiar.


Belo texto retirado do sitehttp://www.dgabc.com.br/News/5956765/como-surgiu-a-moda.aspx acesso em 20 de maio
DÊ SUA OPINIÃO!
VOCÊ FAZ SUA MODA? SEU ESTILO? ME DIGA


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo