Perfis no Twitter e Facebook promovem anorexia e bulimia

Foram descobertos perfis do Facebook e do Twitter que promovem distúrbios alimentares como anorexia e bulimia. O uso inadequado das redes sociais pode jovens a enfrentar perigos graves de saúde.

A recente descoberta de vários perfis no Twitter que promovem a anorexia e a bulimia mediante conselhos e regras para o dia a dia revelou uma ameaça que muitos pais desconheciam e que, contudo, podem conter consequências perniciosas para a saúde dos seus filhos.

Nesses perfis podem ler-se frases como: "Agora quero desesperadamente emagrecer", "quando cheguei da escola fui obrigada a comer, mas felizmente consegui miar [vomitar] tudinho até sangrar" e "queria ser um camelo para ficar 2 semanas sem comer"

Outras frases chocantes são reveladores do problema: "Tenho anorexia há pouco mais de 5 anos e estou em tratamento infelizmente", ou "eu parei de comer porque você me chamou de gorda", ou ainda "é engraçado, apesar dos meus pais terem descoberto td (mia, anna e cutting), não mudou muita coisa".

Segundo revela Jocelyn Otero Ovalle, diretora de Marketing da BitDefender para Espanha e Portugal, “alguns destes perfis superam centenas de seguidores, pelo que estamos a falar de um fenómeno bastante divulgado".

"Muitos pais de adolescentes não sabem bem o que são as redes sociais e que perigos escondem. A nossa intenção é consciencializá-los e explicar-lhes o que podem fazer para evitar que os seus filhos aproveitem as redes sociais para reforçarem o seu comportamento insalubre”, alerta Jocelyn Otero Ovalle.

A BitDefender localizou também várias páginas do Facebook e blogs onde se encontram comentários similares e onde os jovens prestam ajuda e dão conselhos entre si para reforçar as suas atividades.

A empresa elaborou, assim, uma lista de conselhos para ajudar os pais a vigiar corretamente o uso que os seus filhos fazem das redes sociais e localizarem o mais cedo possível qualquer tipo de problema de saúde:

1. Crie um perfil nas redes sociais em que o seu filho também tenha (Facebook, Twitter, Tuenti) e siga-o, de tal forma que possa controlar os seus comentários, amizades, etc.;
2. Aprenda a utilizar corretamente essas redes sociais. Na Internet há cursos gratuitos e manuais;
3. Mantenha-se informado sobre todos os riscos de segurança nas redes sociais. A BitDefender conta com perfis no Twitter e no Facebook que pode seguir e onde pode receber esclarecimentos sobre qualquer dúvida que tenha;

4. Fale com os seus filhos. Explique-lhes os diferentes riscos aos que podem estar sujeitos nessas redes e como combatê-los;
5. Se os seus filhos insistirem em visitar páginas e blogs sobre esses temas, pode usar uma solução de segurança que inclua Controlo Parental, como a que oferece a BitDefender, que lhe permitirá impedir que os seus filhos visitem páginas que contenham palavras-chave relacionadas com este tema, como sejam: bulimia, anorexia, ana (nome pelo qual se referem a si mesmas as anoréxicas), mia (nome das bulímicas), princesa (forma de se verem a si mesmas), vomitar, ou tantas outras expressões quantas as que queira;

 

6. Se acredita que o seu filho tem um problema, contacte um especialista em transtornos alimentares o mais cedo possível;

7. No que diz respeito aos utilizadores que descobrem páginas como estas nas redes sociais, o melhor é denunciá-las nas próprias plataformas através dos mecanismos estabelecidos pelas mesmas, explicando detalhadamente que estão a promover um comportamento insalubre.

http://www.ptjornal.com/201110193503/sociedade/perfis-no-twitter-e-facebook-promovem-anorexia-e-bulimia.html




para pensarmos sobre o assunto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo