O CULTO DO CORPO FEMININO NA OBRA PORCARIAS: UMA NOVA UTOPIA

Gilda Carneiro Neves - Seg, 15 de Agosto de 2011 15:30
Caderno de Resumos do II Seminário Discente e II Mostra de Pesquisa do Departamento de Letras e Artes, promovido pelo PPGLI/UEPB - 2011
O CULTO DO CORPO FEMININO NA OBRA PORCARIAS: UMA NOVA UTOPIA

(Orientadora: Maria Goretti Ribeiro)

Este trabalho disserta sobre a representação do feminino numa perspectiva sócio-cultural e mito-poética com o objetivo de investigar na obra Porcarias da escritora francesa Marie Darrieussecq, a influência e as conseqüências da “nova” utopia do culto do corpo jovem das mulheres contemporâneas. A obra narra a estória de uma jovem que pouco a pouco se vê transformada em porca. Sob a forma de um monólogo, ela relata sua história, descrevendo os primeiros sintomas de sua metamorfose física (sua carne que vai se arredondando e se tornando cor-de-rosa, a erupção de mamilos em seu tórax...) e psíquica (sua aversão repentina a salsichas, linguiças e carnes industrializadas). A narradora relata também seu cotidiano completamente transtornado por causa de sua transformação e a dificuldade de gerenciar esta nova realidade e sua nova situação. É um romance que se insere na categoria de Literatura Fantástica, e pode ser categorizado de sátira social. A princípio a narradora é de uma ingenuidade surpreendente. Trabalhando em uma casa de massagens que também funciona como perfumaria, a personagem principal não se dá conta de que na verdade está sendo prostituída. Ela é tratada pelos homens que freqüentam a casa de massagens, na melhor das hipóteses, como um saco de batatas ou simplesmente um objeto sexual, e recebe de seu patrão, como presente, os produtos de beleza vencidos, como se ela fosse uma porca, servindo-se dos restos imprestáveis ao consumo normal. E esta situação (o uso de cosméticos vencidos) se prolonga por tanto tempo, que uma metamorfose acontece e ela acaba virando uma porca. Pretendemos traçar um perfil da narradora, identificando seus dramas e conflitos enquanto escrava do mito da beleza e do corpo perfeito, considerando a realidade da mulher de carne e osso que existe na atualidade, seus valores e desvalores, segundo os padrões de beleza impostos pela ideologia masculina e pelas exigências da sociedade de consumo. Analisaremos a condição feminina na sociedade capitalista que manipula a mulher e investigaremos se os problemas causados pelo culto ao corpo têm influência sobre a situação de submissão, discriminação, exclusão e exploração da mulher que sofre a ação rotuladora e discriminatória da sociedade atual, e até que ponto as práticas agressivas para a manutenção da beleza do corpo perfeito, juntamente com a pressão psicológica sofrida pela personagem, contribuíram para o processo de metamorfose relatado no texto em análise. Nosso trabalho será dividido em três capítulos. No capítulo um abordaremos o corpo filosófico e em nosso constructo teórico estamos trabalhando o que é metamorfose, o que é o corpo e o imaginário do corpo. No capítulo dois, que chamaremos de “corpo imaginário”, traremos as noções aplicadas na análise do texto, utilizando os conceitos de corpo pesquisados e utilizados no capítulo um. Discorreremos acerca do corpo mítico, mostrando a idealização ocidental do corpo, e do corpo simbólico, centrando-nos na metamorfose que aconteceu na obra “Porcarias”. E finalmente, no capítulo três, estudaremos o corpo social (enfatizando principalmente como a mulher tem que se apresentar nas várias situações e nos vários lugares ), o corpo cultural (que problematiza a prostituição feminina do ponto de vista social e cultural) e também o corpo erótico (que na obra em questão dá margem, inclusive, a pesquisar sobre o canibalismo).

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