Homens fazem mais cirurgias plásticas



Menos preconceito tem aumentado o público masculino dos consultórios.

Mesmo que eles muitas vezes escondam, já não é de hoje que a procura dos homens por procedimentos estéticos vem aumentando. O fenômeno acontece desde meados da última década de 70.



Com a mudança de costumes – como a entrada da mulher no mercado de trabalho – e o incentivo da mídia, o homem passou a prestar mais atenção no ambiente ao seu redor e a ter vontade de cuidar da aparência, recorrendo aos recursos que a cirurgia plástica pode oferecer.
Começou então a procura do público masculino pelas clínicas de estética, pelas técnicas de rejuvenescimento (cremes, aplicações de botox) e pelas cirurgias plásticas.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o número de homens entre as pessoas que se submetem a este tipo de cirurgias saltou de 8% para 28% nos últimos dez anos. Em 2009, das 645,4 mil cirurgias plásticas realizadas no país, 119,2 mil foram em homens.
"Diferente do que acontecia há cinco anos, hoje os homens não têm mais vergonha de falar que fizeram algum procedimento estético. Conversam sobre o assunto abertamente e sem medo de preconceitos. Os homens estão assumindo este lado vaidoso", afirma o cirurgião plástico do Einstein, Dr. Pedro Vital Neto.
"Contudo, a cirurgia plástica em homens tende a ser mais complexa tecnicamente, em função de características do organismo masculino", explica.
De acordo com o médico, quase 80% dos homens têm uma noção errada do que é, por exemplo, uma lipoaspiração. "Existem aqueles que chegam ao consultório querendo eliminar a ‘barriga dura’, só que a lipoaspiração é indicada para pessoas magras e que possuem gordura localizada", afirma o Dr. Pedro Vital Neto.



Do que eles mais gostam?

Algumas técnicas são mais procuradas pelo público masculino. Entre elas estão: cirurgias para eliminar calvície, papadas, pálpebras caídas, rugas e bolsa sob os olhos. Também têm bastante procura correção de nariz, lipoaspiração, ginecomastias (para eliminar glândulas mamárias) e, atualmente, muitos já estão aderindo às próteses de tórax, coxas e panturrilhas.



O ranking de procedimentos mais procurados está basicamente relacionado à idade. Quando adolescentes, os meninos procuram fazer cirurgias de correção de nariz, de abdome e lipoaspiração; já cirurgias de rejuvenescimento começam a ser feitas com o avanço da idade, mais ou menos a partir dos 40 anos.



"Não existe idade certa para fazer a primeira cirurgia estética, o que existe são oportunidade e avaliação médica", afirma o médico.



"Os procedimentos não mudaram muito durante o tempo. As técnicas utilizadas ainda são as mesmas, o que mudou mesmo foi, cada vez mais, a procura por uma boa aparência. E a forma de pensar do homem", conclui o cirurgião.



Publicada em agosto/2011.


http://www.einstein.br/espaco-saude/bem-estar-e-qualidade-de-vida/Paginas/homens-fazem-mais-cirurgias-plasticas.aspx

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo