Exposição feminina na mídia é tema de discussão na PARAÍBA

18/08/2011 às 00:04:43
Exposição feminina na mídia é tema de discussão no II EPCOM/UEPBpor Assessoria EPCOMO Departamento de Comunicação Social e a Universidade Estadual da Paraíba estão realizando desde o dia 16 o II Encontro de Pesquisa em Comunicação – EPCOM. O evento, que tem como tema central Comunicação na Pós-Modernidade: Memória e Imagem das Culturas aborda o universido da pesquisa na área e em áreas afins à Comunicação Social.




Na  quarta-feira, 17, foi realizado o minicurso “Corpo, mídia e subjetividade: Os contornos do feminino cotidiano.” Ministrado pela professora e coordenadora do curso de jornalismo da Faculdade Maurício de Nassau de João Pessoa, Ms. Patrícia Monteiro, o minicurso teve como principal assunto abordado a temática relacionada à questão dos contornos do corpo feminino na mídia contemporânea. De acordo com a professora, a sociedade contemporânea é marcada pela inquietação social de modificar algo no corpo e o discurso jornalístico reforça essa ideia associando-a à questão da aparência através do status jornalístico promovido pelas revistas e colunas sociais.
Durante o minicurso a professora apresentou seu objeto de estudo Mídia e Cotidiano baseado nas edições da revista de cunho popular: ”Sou Mais Eu” escrita através dos relatos das assinantes que tem como objetivo a questão do mostrar e ser visto. Dessa forma, o corpo feminino é apresentado como mercadoria. Ainda de acordo com a Professora, a mídia proporciona uma relação direta de compra e venda de histórias de vidas, em que as notícias sobre o corpo são os produtos comercializados, “a mídia representa uma extensão do corpo humano que deseja e necessita ser exibido”, ressalta Patrícia.
A interação dos participantes durante e após o mini curso foi bastante satisfatória, alunos de diversas instituições estiveram presentes e elogiaram o trabalho desenvolvido pela ministrante.
O II Encontro de Pesquisa em Comunicação é uma promoção do Departamento de Comunicação Social da UEPB e conta com o apoio do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Desenvolvimento e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Maiores informações podem ser obtidas através do email assessoriaepcom2011@gmail.com, ou através dos telefones (83) 87391181, (83) 88143169 e (83) 88797150.
PARABENS PELO ENCONTRO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo