A lipo não emagrece

"A lipo pode retirar gordura do corpo inteiro. É importante lembrar que a lipo não é um procedimento para emagrecer", ensina o cirurgião plástico, Sebastião Guerra


"Pode pegar sol no mínimo depois de um mês. Pessoas de pele bem

clara podem até um pouquinho antes, mas o ideal é após um mês. A pessoa

de pele morena, principalmente, faz uma lipo e se expõe ao sol, dá

manchas cinzentas e pode demorar de um a dois anos para desaparecerem", afirma o presidente Sebastião Guerra

O espelho, muitas vezes, parece cruel. No entanto, no geral, ele reflete

quase com exatidão a nossa imagem. Se o abdômen estiver bem definido é

dessa forma que iremos enxergá-lo. Se vêmos alguma gordurinha

localizada, a regra é a mesma. Isto vale para homens e mulheres.
Os insatisfeitos com o próprio corpo, claro, vão procurar algum meio

para tentar equilibrar corpo e mente. Pode ser exercícios físicos,

dietas, terapias alternativas. Se a escolha for a lipoaspiração, saiba

que é um processo invasivo, que requer cuidados pré e pós-operatório,

profissionais habilitados e apresenta riscos como qualquer intervenção

cirúrgicagia.





O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Sebastião

Guerra, um dos especialistas que participam do 47º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, realizado em Vitória até a próxima segunda-feira (15), salienta que a lipoaspiração é a segunda cirurgia plástica mais realizada no país (20%), perde apenas para a colocação de silicone (21%).



Em entrevista ao Vida Saudável, Guerra derruba alguns mitos sobre esse procedimento e esclarece várias questões para os que pretendem alcançar a desejada forma física por meio da lipoaspiração.



A lipo faz exatamente o que e é destinada a quem?

A nossa gordura externa não é tão calórica quanto a nossa gordura

interna. A gordura externa é uma gordura de proteção e responde menos aos regimes. Então, tem regiões, como abdômen, quadris, parte interna da coxa, que são verdadeiros "airbags" contra as áreas de choque. Essa gordura pode desenvolver. A lipoaspiração entra exatamente retirando gordura dessas regiões. A lipo pode retirar gordura do corpo inteiro. É importante lembrar que a lipo não é um procedimento para emagrecer. Ela pode até ajudar. A mulher que está acima do peso, não com obesidade mórbida, ela faz uma lipoaspiração em partes do corpo, aí ela se entusiasma e dá força para fazer uma dieta complementar, assim, ela acaba perdendo peso e atingindo a forma desejada.



A gordura de várias partes do corpo pode ser retirada na mesma cirurgia?
Tudo depende. Se é uma pessoa grande com muito acúmulo de gordura, a proporção que o peso dela vai aumentando, as regiões que vão sendo operadas vão diminuindo. Existem mulheres que acabam operando somente o quadril e o culote e depois é feita outra parte. Mas uma mulher mais magra, você pode atingir todas essas regiões de uma vez. É mais importante a área operada do que a quantidade retirada. Às vezes, em uma mulher de 120 kg você retira seis litros de gordura só nos quadris, enquanto você pega uma mulher de 60 kg, faz lipo nas costas, culote, abdômen e tira dois litros no máximo.
Podem ser feitas várias cirurgias plásticas ao mesmo tempo?
Se ela é jovem e magra pode fazer uma plástica de abdômen e mama e uma minilipo. Até duas cirurgias se encaixam bem. Depende. É muito importante procurar um médico que tenha experiência. A Sociedade

Brasileira de Cirurgia Plástica procura ter isso na formação do médico, ter pesos e medidas para eles saberem até onde podem ir. Pode sim associar operações, não cirurgias muito grandes.

foto: Laila Magesk/gazeta online









"O primeiro cuidado é procurar um médico que seja cirurgião plástico especializado", orienta Sebastião Guerra (foto)Qual é a diferença entre lipo e plástica?



A plástica é um complexo em que é feita a retirada de pele também. Uma plástica sempre implica numa retirada de pele. Uma lipo é apenas uma aspiração da gordura. Faz-se um orifício pequeno, em torno de seis

milímetros, e por ali enfia uma cânula com máquina de sucção e dentro da orientação médico, observando a anatomia da região, a técnica da lipo é feita a retirada de gordura por ali. Isso é uma lipoaspiração. Aí vêm vários nomes. A lipolight, seria uma minilipo, são nomes fantasias. Tudo é lipoaspiração. Lipos gigantes oferecem riscos ao paciente.



A lipoescultura é mais uma variação?



Na lipoescultura você vai estudar o corpo da pessoa e ver o que ela necessita. Às vezes necessita tirar do quadril e colocar na nádega. É um trabalho mais escultural. É um nome fantasia, mas na essência é um procedimento médico, uma lipoaspiração.



Quais cuidados as pessoas devem ter antes de realizar uma cirurgia plástica?

O

primeiro cuidado é procurar um médico que seja cirurgião plástico

especializado. A sociedade agrupou esses profissionais e criou normas,

regras, fundamentos. Esse cirurgião sai da sociedade bem informado. Hoje

nós estamos muito preocupados com a segurança dos pacientes e que a

cirurgia plástica seja um procedimento seguro. No site da sociedade tem como pesquisar os membros.



Pós-cirúrgico. Quanto tempo a pessoa demora para se recuperar? É bom fazer drenagem linfática?



Em geral, em uma lipo de médio e pequeno porte, uma semana depois a pessoa já está retornando as suas atividades. Claro que depende do tamanho da lipo e de cada organismo, cada pessoa tem individualidade própria. Umas se recuperam mais rápido e outras mais lentamente. Uma lipo maior associada a uma plástica pode necessitar de até 40 dias. As drenagens linfáticas têm sua indicação. O médico vai dizer: 'a partir de agora você já pode começar a fazer drenagem ou se ainda não é a hora'.



E o roxo?



Desaparece entre oito e dez dias.



Depois da lipo, a pessoa engorda mais rápido?



Não. É complexo porque às vezes a pessoa faz uma lipo esperando obter alguma coisa da sua vida. Pode se frustrar. A lipo vai dar o melhor resultado de lipoaspiração, mas não vai resolver o que ela queria fazendo a lipo. Então, veio a frustração. Têm pessoas ansiosas que acabam comendo mais e engordam. Muitas vezes acontece da mulher, depois da lipo, ir à academia, ela perdeu gordura, que é leve, mas ganhou músculos porque malha intensamente, tem aumento de peso.



Já estamos em novembro, dá tempo de fazer lipo para o verão? Pode pegar sol depois de quanto tempo?



Pode pegar sol no mínimo depois de um mês. Pessoas de pele bem clara podem até um pouquinho antes, mas o ideal é após um mês. A pessoa de pele morena, principalmente, faz uma lipo e se expõe ao sol, dá manchas cinzentas e pode demorar de um a dois anos para desaparecerem.





Laila Magesk - Da Redação Multimídia





Read more: http://tvcanal7.blogspot.com/2010/11/lipo-nao-emagrece-alerta-cirurgiao.html#ixzz15GXITJK5

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo