A SOCIEDADE BUSCA REAGIR!!!!

CAMPANHA CONTRA A ANOREXIA EM MT
Projeto de lei do deputado Adalto de Freitas (PMDB) - o Daltinho - prevê a criação de um calendário estadual elaborado pelo Governo do Estado, para definir a campanha de conscientização e prevenção à anorexia nervosa nas escolas públicas de Mato Grosso. A Secretaria de Estado de Saúde e a Secretaria de Estado de Educação deverão implantar em todas as escolas a campanha, tendo ainda, a liberdade de firmarem convênios com instituições filantrópicas e privadas da área de saúde. A proposta sugere que a campanha tenha início no dia 10 de outubro de cada ano.
De acordo com o deputado, a campanha terá como objetivo ampliar a visibilidade da questão da anorexia e bulimia nervosa, por meio da veiculação de conteúdo educativo impresso, bem como palestras, aulas e seminários que abordem o assunto de forma pedagógica.
"O assunto é sério e precisa de atenção de todos, começando pela vida escolar dos jovens, um dos principais alvos dessa doença", disse o parlamentar.
A campanha contará com a participação de equipes multidisciplinares envolvendo psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, médicos e outros profissionais que estejam habilitados a tratar da questão.
Dados de pesquisas anexadas ao projeto mostram que a bulimia e a anorexia nervosa são doenças que afetam jovens e adolescentes, principalmente do sexo feminino, podendo ocorrer em pessoas de ambos os sexos e das mais variadas idades.
A característica mais comum é a perda de peso, associada a uma progressiva mudança de comportamento. A referida perda de peso é lenta, mas progressiva e normalmente tem início com uma dieta normal, podendo também ocorrer de forma brusca como conseqüência de uma determinada restrição alimentar.
Na maior parte dos casos, as primeiras preocupações surgem após a insistência nessa mesma dieta, ao longo de alguns meses e conseqüentemente com a perda excessiva de peso. Pesquisas apontam que no Brasil, de 0,5 a 1% da população tem anorexia. Embora de incidência baixa, seu índice de mortalidade é alto. Também relatam que a anorexia mata 12 vezes mais do que as outras doenças entre as mulheres de 15 a 24 anos e que 20% dos pacientes morrem sem conseguir resultados com o tratamento. 60% dos doentes são pessoas de baixo poder aquisitivo.
"Essa é uma doença que há muito tempo não pode ser rotulada como doença de modelo ou manequim", avalia Daltinho.
A doença atinge em 90% dos casos mulheres entre 14 e 18 anos. As meninas, na maioria das vezes, querem um padrão de beleza que acreditam ser o ideal.
http://www.odocumento.com.br/noticia.php?id=290095

a SOCIEDADE BUSCA ALTERNATIVAS E O TEMA MERECE SER TRATADO POR TODOS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo