Cidade argentina proibe concurso de miss

Cidade argentina proíbe concursos de beleza por considerá-los 'sexistas'

Segundo conselho local, competições reforçam ideia de que mulheres "devem ser valorizadas pela aparência física"

POR 


A venezuelana Gabriela Isler, que foi coroada miss universo em 2013 - Reuters
RIO - Uma pequena cidade argentina ficou conhecida no mundo inteiro ao se tornar a primeira no país a proibir concursos de beleza, depois de considerá-los sexistas e prejudiciais às mulheres. O Conselho Municipal de Chivilcoy, na região de Buenos Aires, criticou as competições, por focarem na beleza física, incentivando doenças como bulimia.
Segundo o órgão, esses concursos são "uma prática discriminatória e sexista", que "reforçam a ideia de que as mulheres devem ser valorizadas e recompensadas exclusivamente por sua aparência física, baseada em estereótipos".
Essas competições também foram condenadas por serem "atos de violência simbólica e institucional contra mulheres e crianças".
Tais concursos, por sua vez, devem ser substituídos por eventos que reconheçam "as pessoas com idades entre 15 e 30 anos, que, de forma individual ou coletiva, se destacaram em atividades voluntárias destinadas a melhorar a qualidade de vida nos bairros dentro da cidade ou nos distritos", definiu o conselho.
Na América Latina, concursos de beleza são frequentemente utilizados para alavancar carreiras na TV de acordo com a BBC.
A decisão aparece após a presidente do concurso Miss Mundo, Julia Morley, anunciar que etapa de maiô deverá ser removido da competição, 63 anos depois de ser utilizada primeira vez.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/cidade-argentina-proibe-concursos-de-beleza-por-considera-los-sexistas-14906728#ixzz3MpkwGnRB 
© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo