Excesso de peso e doenças como anorexia e bulimia afetam o sistema reprodutor

  Vida e Saúde

Excesso de peso e doenças como anorexia e bulimia afetam o sistema reprodutor
[11-12-2013]
Controlar o peso não é apenas uma questão de estética: tanto o sobrepeso quanto a magreza excessiva são bastante prejudiciais à saúde. Dados do Ministério da Saúde revelam que a obesidade e o excesso de peso atingem cerca de 30% das mulheres em idade fértil, ou seja, entre 16 e 46 anos. No Brasil, 43% dos adultos estão acima do peso e, desse total, 11% estão obesos. Entre os jovens de 18 a 24 anos, o percentual está na casa dos 21%. Já os distúrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia, atingem 0,8% da população feminina mundial entre 14 e 39 anos. Além de uma série de doenças resultantes da alimentação inadequada – como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares, entre outros -, essas pessoas correm, ainda, o risco de se tornarem inférteis.

A obesidade, segundo a Organização Mundial de Saúde, é responsável por 58% dos casos de diabetes, 25% das doenças do coração e de 8 a 42% dos cânceres. Entre as pessoas com diabetes tipo 2, 90% estão obesas ou acima do peso. Como também causa problemas hormonais, a obesidade está diretamente ligada a problemas de fertilidade. Nas mulheres, o responsável por esse processo é o estrógeno, hormônio sexual fabricado pelo ovário. Se há excesso de gordura, o corpo produz quantidades anormais de estrógeno e começa a perturbar a reprodução, diminuindo drasticamente as chances de gravidez. O sobrepeso causa disfunções na ovulação: quando está obesa, a mulher pode apresentar ciclos anovulatórios (ausência de ovulação) ou ovulação inadequada, com produção hormonal anormal.

De acordo com o médico Marcello Valle, especialista em Reprodução Humana pela Universidade de Paris e diretor da Clínica Origen (RJ), é comum em mulheres com sobrepeso a presença de irregularidades menstruais - principalmente ciclos irregulares, com intervalos muito curtos, com menos de quinze dias, ou muito longos, com menstruações a cada dois ou três meses. Anorexia e bulimia também contribuem para a ocorrência da infertilidade. “Nessas mulheres, o corpo não produz estrógeno suficiente, provocando a falência dos ciclos reprodutivos. O índice de massa corporal muito baixo, comum em quem sofre dessas desordens alimentares, também pode comprometer a ovulação. Se os hormônios estiverem escassos por conta da pouca gordura corporal, a ovulação não ocorre de maneira normal, levando à infertilidade”, afirma.

Outra disfunção hormonal que pode tornar a mulher infértil é a Síndrome dos Ovários Policísticos. Quem sofre desse problema produz maior quantidade de andrógenos (hormônios masculinos), como a testosterona. Por conta disso, há um desequilíbrio na ovulação, pois a testosterona interfere no processo e aumenta a incidência de cistos, impedindo a ovulação. “Quando a mulher portadora de ovários policísticos também é obesa, os problemas são bem mais sérios e de tratamento bem mais difícil”, explica o médico.

A adoção de hábitos de vida saudáveis faz toda a diferença, tanto para obesos quanto para quem está abaixo do peso. Para quem está acima do peso, o ideal é perder alguns quilos antes de decidir engravidar; já para quem precisa ganhar massa corporal, é necessário tratar a raiz dos problemas que levam à anorexia e à bulimia com acompanhamento psicológico, além de dieta prescrita e acompanhada por um nutricionista. É possível, entretanto, prevenir a chegada desses problemas com a manutenção de um peso saudável, por meio de uma dieta com controle calórico, prescrita por um nutricionista, e a prática regular de atividades físicas.
 

http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=saude&id=26521
Fonte
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo