CRM apura na Paraíba prática de lipoaspiração com seis doses a mais de anestesia

O alvo é a 'lipo light', que segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica na Paraíba, traz risco de parada cardíaca e morte ao paciente
Saúde | Em 26/06/13 às 11h21, atualizado em 26/06/13 às 15h17 | Por Priscila Andrade
Lipo light
O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica na Paraíba, Saulo Montenegro, alertou nesta quarta-feira (26), para os perigos que os pacientes estão correndo com o novo método de lipoaspiração, conhecida como 'lipo light' (um tipo de procedimento que não necessita de internação hospitalar) que chegou à Paraíba. Um médico de outro estado trouxe esta prática para Campina Grande e João Pessoa.
"Os procedimentos da chamada lipo light são os mesmos que de uma lipoaspiração convencional. A diferença está na quantidade de gordura retirada e na anestesia, que é local", explica Montenegro.
Os profissionais da Medicina Estética oferecem a ideia de um corpo perfeito por meio de uma cirurgia rápida, sem a necessidade de internação hospitalar e, o melhor, por um precinho camarada."Dentro da Medicina não existe este termo. A 'lipo light' foi criada pela mídia. É um chamariz para atrair pacientes", afirma o cirurgião plástico Paulo Montenegro.
Ele denunciou que esta técnica é um perigo à saúde do paciente, já que utiliza anestesia local. “Quando realizamos a lipo tradicional aplicamos no máximo dois fracos de anestesia, já nesta nova técnica estão sendo aplicados cerca de sete frascos, medidas muito acima do permitido. O perigo é muito grande ao paciente que pode ter durante a cirurgia uma parada cardíaca ou cardiorrespiratória’, esclareceu.
Segundo o corregedor do Conselho Regional de Medicina, em João Pessoa, João Alberto Pessoa, uma sindicância 26/2013 já foi instaurada para apurar o caso. A fase atual é de apuração. O nome do médico está sendo mantido em sigilo para não atrapalhar nas investigações e o resultado deverá sair nos próximos 10 dias.
“Estamos apurando o caso, se for comprovado que houve infração ética ou que este procedimento esteja causando algum dano a pacientes, temos recursos para fazer interdição temporária da profissão, salientou o corregedor.
Entenda o que é Lipo Light:
1 – O Que é a Lipo Light?
Lipo Light é uma técnica médica para tratamento da gordura localizada de pequenas áreas. Esta foi desenvolvida a partir de duas técnicas médicas clássicas e reconhecidas a Hidrolipoclasia ultra-sônica(técnica Italiana) e a lipoplastia(técnica Francesa).
2 – Como é realizada a Lipo Light?
Inicialmente faz-se a hidrolipoclasia ultra-sônica(HLC-U) que consiste na injeção de uma solução fisiológica com anestésico, bicarbonato de sódio e adrenalina na área a ser tratada(gordura), fazendo com que a área fique inchada. As células de gordura(adipócitos) absorvem o líquido e aumentam de volume facilitando sua explosão. Esta explosão se consegue através do uso de ultrasom estético sob a pele, pois as ondas ultra-sônicas promovem uma vibração que provoca uma fissura na membrana das células de gordura, com consequente explosão.
Esta gordura fica mais dispersa e pronta para ser eliminada do corpo. Daí usamos micro-cânulas ligadas a uma seringa para aspirar toda gordura que foi desprendida. Outra parte da gordura e da solução injetada serão eliminadas pela urina. Este processo é totalmente indolor. Durante o procedimento o paciente está consciente e pode ouvir música . Depois coloca-se curativo com micropore, não sendo necessário dar pontos para fechar os orifícios que são minúsculos e quase imperceptíveis.
FONTE\; http://portalcorreio.uol.com.br/noticias/saude/profissionais/2013/06/26/NWS,225847,42,304,NOTICIAS,2190-CRM-APURA-PARAIBA-PRATICA-LIPOASPIRACAO-DOSES-ANESTESIA.aspx ACESSO EM 28 DE JUNHO
SERÁ QUE OS MÉDICOS CUBANOS VÃO RESOLVER O PROBLEMA??????????????????

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo