MCDonald's deve regularizar jornada de empregados no Brasil, diz Justiça


Reuniões sobre condições de trabalho têm acabado sem acordo; empresa tem relutado em pagar indenização e discordado dos valores

McDonald's em São Paulo
Valor inicial pedido por dano moral coletivo era de R$ 30 milhões (Paulo Fridman/Bloomberg/Getty Images)
A Justiça do Trabalho determinou que a Arcos Dourados, empresa que detém 600 franquias do McDonald´s no Brasil, regularize a jornada de trabalho de cerca de 42 mil funcionários em todo o país. A decisão da juíza também obriga que os funcionários tenham liberdade para levar a própria alimentação para consumir no refeitório. Ou seja, os funcionários podem escolher não comer apenas o lanche do McDonald's. A desobediência pode ser punida com multa mensal de 3 mil reais por trabalhador prejudicado.
A decisão da juíza Virgínia Lúcia de Sá Bahia, da 11ª Vara do Trabalho do Recife, anunciada nesta terça-feira, atendeu pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT) na ação civil pública contra a empresa. Há um pedido de indenização de 50 milhões de reais por dano moral coletivo, que ainda não foi decidido pela Justiça. O valor inicial pedido por dano moral coletivo era de 30 milhões de reais, segundo a assessoria de imprensa do Ministério Público.

 Nos últimos meses, o MPT e representantes da Arcos Dourados tiveram reuniões sobre as condições de trabalho, mas não chegaram a um acordo. "A empresa tem relutado em pagar a indenização por dano moral coletivo e tem discordado do valor das multas individuais por descumprimento futuro", diz o Ministério Público, em comunicado. Na próxima quinta-feira, o MPT e representantes do McDonald´s se reunirão em Recife para discutir um acordo, antes da audiência judicial no mesmo dia.
Jornada móvel - De acordo com o Ministério Público, o fato de a empresa não delimitar a jornada de trabalho dos funcionários não permite que o trabalhador tenha qualquer outra atividade, fazendo com que com o empregado esteja, efetivamente, muito mais tempo à disposição da empresa do que as oito horas de trabalho diárias previstas nos contratos de trabalho.
Outro problema é que, se o movimento das lojas estivesse fraco, o funcionário poderia ser dispensado antes de cumprir a carga diária de trabalho. Com isso, ele poderia ser prejudicado e receber um salário menor no final do mês. Em um processo que teve início em agosto do ano passado, a juíza concedeu liminar proibindo a jornada móvel variável em Pernambuco e, a pedido do MPT, a decisão foi estendida para todo o país.
Em nota, a Arcos Dourados afirma que "tem plena convicção da legalidade das práticas laborais adotadas" e colabora com o MPT. A Arcos Dourados também acrescentou que oferece "refeições de qualidade e equilibradas, conforme as condições especificadas". A empresa é a maior franquia da marca McDonald´s em todo o mundo. Têm 90 mil funcionários nas 1.840 lojas em 20 países.
(com Reuters)
http://veja.abril.com.br/noticia/economia/justica-manda-mcdonald-s-regularizar-jornada-de-empregados-no-brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo