Após chegar aos 38kg, surfista vence anorexia e posa nua em revista

Andrea Lopes foi campeã mundial de surfe e tetracampeã brasileira no esporte.

Perla RodriguesDo Fantástico

Andrea Lopes foi campeã mundial de surfe e tetracampeã brasileira no esporte. Mas, para ela, a maior vitória foi superar a anorexia. A surfista chegou a pesar 38kg aos 22 anos e tinha uma rotina onde a comida não tinha espaço.
“Eu acreditava que emagrecer ia me trazer o título mundial”, contou a atleta em entrevista ao Fantástico a saber que a série 'Males da Alma' falaria sobre a doença. Andrea começou a competir com 14 anos e aos 17 já entrou para o circuito mundial. Apesar da pouca idade, Andrea viajava pelo o mundo e passava quase o ano todo fora do Brasil e longe da família.
“Nesse momento, eu comecei a colocar muita responsabilidade sob as minhas costas, a me cobrar demais, em busca de um título que era inédito, o de campeã mundial. Três anos depois, em 1994, eu estava no auge da anorexia”, disse.
Enquanto os amigos da surfista iam para alguma lanchonete, ela se privava de tudo relacionado a alimentos gordurosos e acreditava que a comida lhe faria mal. “Meu relógio apitava na hora que eu tinha que comer, então não era nem mais um desejo era regra”, conta.
A esportista ficou um ano e meio sem mestruar e diz que não conseguia ter uma vida social ativa na época. Ela achava que todos que lhe falavam para se alimentar bem, na verdade, queriam o seu mal.
“Você começa a ver a vida em preto e branco e o que eu entendi da anorexia é que era você se despuglar dos prazeres da vida”, define.
Andrea Lopes venceu a anorexia (Foto: Arquivo Pessoal)Andrea Lopes venceu a anorexia (Foto: Arquivo Pessoal)
Em 1994, Andrea continuava viajando pelo mundo e passou pelo Brasil em outubro para competir. Na época, pessoas que estavam assistindo ao campeonato na praia viram a surfista e se chocaram pela magreza. “Eles falaram: ‘aquela é Andrea Lopes? Essa menina não tem mãe? Essa garota deve estar com Aids’. Falaram exatamente isso do lado da minha mãe”, contou. A partir desse momento, a mãe da surfista tomou as rédeas e levou a filha para se tratar.
Andrea ficou um ano sem competir e conseguiu superar a doença. Ela foi campeã mundial em 2000 e, por íncrivel que pareça, estava acima do peso, desmitificando todo seu pensamento antigo. A surfista ainda foi capa de uma revista masculina e exibiu as curvas sempre falando da superação da doença.
“A Andrea que não vivia mais morreu, a outra Andrea nasceu, tatuou ‘vida’ e sabe que se for para o extremo, eu vou abrir aquela gaveta que está trancada. Então a gente precisa ter cuidado, a gente amadurece e só basta olhar e falar: não tem como negar que eu passei por isso”, disse.
DISPONIVEL EM http://g1.globo.com/fantastico/quadros/canal-f/noticia/2013/03/apos-chegar-aos-38kg-surfista-vence-anorexia-e-posa-nua-em-revista.html

Comentários

  1. Andrea, continue surfando. O surf cura todos os males. Eu tenho 57 anos e surfo até hoje. Vou morrer surfando... Parabéns... Esqueça todas as tristezas, es uma pessoa linda... Onda e mar é vida... Ter sentido de vida e que é a onda da hora.. Abraços...Bom surfe...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo