Uma em cada cinco crianças já teve contacto com conteúdos perigosos na net

10.07.2012 - 18:47 Por Mariana Oliveira

Uma em cada cinco crianças e jovens já teve contacto com conteúdos potencialmente perigosos na Internet, nomeadamente em sites que promovem a anorexia ou que ensinam técnicas de suicídio. Esta é uma das conclusões do novo relatório do Projecto EU Kids Online, que analisa estratégias das indústrias para proteger os jovens utilizadores europeus dos riscos online. Portugal faz parte dos 25 países europeus onde foi feito um inquérito que entrevistou 25 mil crianças e pais.




Em Portugal, 12,3% dos menores entre os 9 e os 16 anos afirmam que viram imagens sexuais em sites, o que inclui 7,2% de jovens na classe 11-16 anos que observaram pessoas a fazer sexo e 1,2% que contactaram com imagens sexuais violentas. Contudo, entre os jovens que viram imagens sexuais online apenas 14% disseram ter ficado perturbados ou incomodados por isso.



Portugal destaca-se por ser o país europeu onde mais pais expressaram preocupações com os riscos online: 65% preocupam-se com contactos de estranhos e 61% com conteúdos problemáticos. Estas não são, contudo, as principais preocupações com os filhos, que, no conjunto dos 25 países, começam com o rendimento escolar, seguido pelos acidentes rodoviários e pelo bullying. Ser contactado por estranhos na Internet ou ver sites com conteúdos inapropriados aparece em quinto e sexto lugares no inquérito.



Os investigadores concluem ainda que as ferramentas online de denúncia não estão a funcionar, já que só 13% das crianças que ficaram perturbadas com algo na Internet as usaram. Em Portugal esse número desce para 11%, o que para a coordenadora do estudo em Portugal, Cristina Ponte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, reforça a ideia de que as indústrias necessitam de melhorar os seus recursos. Amanhã, a Comissão Europeia promove em Bruxelas uma reunião entre os investigadores do Projecto EU Kids Online e empresas na área da internet para reflectir sobre as estratégias de segurança para crianças.As ferramentas online de denúncia não são sempre eficazes. Um terço das crianças e jovens que denunciaram problemas vindos de contactos online dizem-se insatisfeitos com a ajuda recebida.



Os investigadores sublinham que a mediação parental activa do uso da Internet – por exemplo, realizar actividades em conjunto ou encorajar a criança a aprender algo por si própria, mas mantendo-se por perto em caso de necessidade – reduz a probabilidade de exposição aos riscos online em todas as idades (9-16 anos). Essa mediação liga-se também a uma menor experiência de dano entre crianças mais novas (9-12), sem com isso reduzir a sua exposição a actividades positivas na Internet.



http://www.mundodastribos.com/os-perigos-que-a-internet-pode-oferecer-a-vida-da-crianca.html#_methods=onPlusOne%2C_ready%2C_close%2C_open%2C_resizeMe%2C_renderstart&id=I0_1342606098718&parent=http%3A%2F%2Fwww.mundodastribos.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo