Lipoaspiração: prós e contras



Por Dr. Pedro Alexandre 10/07/2012 às 19:15

Artigo sobre a técnica de lipoaspiração com várias dicas



A Lipoaspiração surgiu na França, em 1979, e foi, rapidamente, incorporada por cirurgiões plásticos de todo o mundo. No Brasil, os primeiros casos foram apresentados no Congresso Brasileiro, em Fortaleza, em 1980. A novidade revolucionou a cirurgia plástica, pois, anteriormente, um "culote", por exemplo, só era possível de ser removido por meio de um grande corte, restando uma enorme cicatriz no quadril do paciente.

As primeiras cânulas (hastes metálicas utilizadas para a aspiração da gordura na lipoaspiração) eram de diâmetro muito grande, deixando muitas irregularidades e depressões na pele. Como toda novidade, até se conhecer bem a técnica e as suas limitações, ocorreram muitos "exageros" como achar que a lipoaspiração veio para substituir outras cirurgias como, por exemplo, a plástica do abdômen (abdominoplastia), ou tratar a obesidade lipoaspirando-se, praticamente, o corpo todo de uma só vez, o que frequentemente levava o paciente a situações gravíssimas e até à morte.

Prontamente, estudos estabeleceram regras que valem até hoje quais sejam: a lipoaspiração é um procedimento bastante seguro e eficiente para eliminar gorduras localizadas em áreas de pele firme, não elimina flacidez de pele e nem é tratamento para a obesidade. Conclui-se, com isso, que o volume aspirado não pode ser excessivo em cada sessão. Além disso, as cânulas utilizadas, hoje, são bem mais finas e precisas, conseguindo-se um resultado bastante uniforme.

Uma pergunta que muitos pacientes nos fazem é a seguinte: ?Se a lipoaspiração é segura, por que são noticiados casos de óbitos de pacientes submetidos a esse procedimento?? A resposta pode ser sintetizada em uma única expressão: Subestimação e banalização do procedimento. Explicando melhor, a lipoaspiração é uma cirurgia e como tal deve ser feita em pacientes com preparo pré-operatório completo, incluindo orientação, avaliação clínica e exames complementares.

As principais contraindicações cirúrgicas referem-se a casos de pacientes que tenham excesso exagerado de peso ou muita flacidez de pele. Se a pessoa não apresenta condições clínicas adequadas - quando tem hipertensão, diabete ou qualquer outra doença não controlada - o procedimento também é desaconselhado, não definitivamente, mas pelo menos até que se melhorem as condições pré-operatórias (controle da pressão arterial, diabete, etc). É preciso especial cuidado antes de se operar adolescentes, pois a pouca maturidade e a insegurança típicas da faixa etária exige do cirurgião clarear detalhadamente os anseios do jovem paciente, bem como a realidade e os limites dos resultados possíveis para que frustrações não advenham de expectativas ?milagrosas?.



Respeitando os critérios e limites já expostos, esta cirurgia deve, ainda, ser realizada por um cirurgião plástico bem formado e experiente, em centro cirúrgico bem equipado, com a presença indispensável do anestesista na sala cirúrgica e com os cuidados pós-operatórios cumpridos à risca pelo paciente e acompanhados, de perto, pelo cirurgião responsável. Salvo em casos totalmente atípicos e inusitados, a lipoaspiração realizada segundo esses preceitos, será um sucesso em resultado e segurança, tanto para o paciente como para o seu médico.



Dr. Pedro Alexandre Cirurgião Plástico

drpedroalexandre@bol.com.br  http://www.drpedroalexandre.com.br/

FONTE: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2012/07/509608.shtml



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo