A cultura ocidental moderna, através do culto ao corpo, gerou uma obseção pela magreza. Somos expostos a esta cultura a todo o momento, mulheres com corpos esbeltos e magros em capas de revistas e televisão, reportagens de regimes, dicas de exercícios para deixar tudo em cima, etc.




Os mais atingidos por esta cultura de baixo peso são os adolescentes, que estão em fase de formação. De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos em 2007, Youth Risk Behavior Survey, 35% das adolescentes mulheres acreditavam que estavam acima do peso e 60% estava tentando perder peso, 8% delas relataram que tenham tentado vomitar ou tomado laxantes nos últimos 30 dias para controlar o peso.



A anorexia nervosa é uma desordem alimentar que faz com que a pessoa perca mais peso do que é considerado saudável, diferente do sintoma de anorexia causado por algumas doenças e medicamentos. Neste artigo tratamos apenas da anorexia nervosa.



As causas propriamente ditas da anorexia ainda não são conhecidas, mas existem alguns fatores, além dos já citados a cima, que podem estar relacionados : genética, mudança do corpo na puberdade, vulnerabilidade dos adolescentes na ideia de magreza, preção social devido ao padrão de magreza, imagem do corpo insatisfatória, dietas restritivas, depressão e baixa alta estima.

Para perder peso os anoréticos recorrem a diferentes técnicas como: atividade física excessiva, comer pouco ou não comer, provocar vômito, entre outros.



Além do baixo peso, outros sintomas comuns são: desnutrição, fraqueza, cansaço, sensação constante de frio, pele seca e com pelos finos. Outros problemas de saúde estão frequentemente associados como a ansiedade e depressão.

Devido principalmente a desnutrição causada pela falta de alimentos, como consequências da anorexia muitos desenvolvem: fraqueza muscular,perda óssea, problemas no coração, fígado, rins e easos mais graves podem até levar à morte.



O diagnóstico da anorexia é feito por um médico através do histórico da pessoa e medida de peso e altura. Na maioria das vezes a pessoa que sofre de anorexia esconde sua doença, evitando refeições em público e usando roupas largas para disfarçar a magreza, quando a doença é percebida já está em um grau avançado.



O tratamento é trabalhoso e demorado. A melhor abordagem é a multidisciplinar envolvendo, pelo menos, um médico, nutricionista e psicólogo. A volta da alimentação deve ser gradual para não prejudicar o coração e a terapia é essencial para resgatar a imagem real do corpo e tratar a obcessão pela perda de peso.

Não existe um medicamento específico para tratar a anorexia nervosa mas em alguns casos são utilizados antidepressivos ou antipsicóticos.



Plantas medicinais ansiolíticas ou que agem na digestão também possuem efeito em casos de anorexia, mas de forma aditiva a outros tratamentos.



O apoio da família é muito importante, mas muitas vezes esta também necessita de auxilio, como as terapias familiares.



A anorexia pode ser evitada, principalmente com ações dentro de casa. (veja mais em dicas e prevenção).

fonte: http://www.criasaude.com.br/N13698/doencas/anorexia.html acesso em 18 de julho




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo