Das academias para o centro cirúrgico

O verão foi embora e levou com ele boa parte dos alunos matriculados nas academias de Salvador. De acordo com estimativa do setor, nesta época a evasão chega a 60% e a busca pelo corpo ideal só volta à tona quando a alta estação se aproximar novamente. Na prática, isso não significa que o culto ao corpo é sazonal, pois os cuidados continuam ao longo de todo o ano.



Como mostrou uma pesquisa divulgada nesta semana no Jornal Hoje, da Rede Globo, o povo brasileiro é o terceiro mais preocupado com a boa forma no mundo, ficando atrás apenas dos norte-americanos e dos japoneses. E para onde vão os malhadores de temporada? Para os centros cirúrgicos e para as clínicas de estética, onde as técnicas são diferentes, mas os resultados igualmente satisfatórios.

Os mais apressados em ver efeitos recorrem a métodos mais invasivos, como cirurgias de lipoaspiração e abdominoplastia. Segundo o cirurgião plástico, Giovani Lacerda, responsável por esculpir cerca de 25 corpos todos os meses em Salvador, sendo a maioria cirurgia de barriga, esta época do ano é a preferida dos baianos para realizar os procedimentos.



“A procura é grande o ano todo, pois há a questão cultural do corpo perfeito, que independe da época e do sexo, mas esse tipo de cirurgia requer programação, por conta do repouso, por isso de agora até o mês de julho e agosto a demanda aumenta, já que o paciente precisa conciliar com as férias do trabalho.



Além disso, quem pretende exibir uma barriguinha sarada no verão precisa submeter-se ao procedimento pelo menos dois ou três meses antes para ter tempo de sair os hematomas e expor-se ao sol”, salienta.



Entretanto, para ter uma barriga “tanquinho” não é preciso radicalizar tanto. O médico admite que a tecnologia está bastante avançada a serviço dos pacientes. Já existe, garante Giovani, equipamentos e técnicas capazes de reduzir drasticamente medidas, e a depender do objetivo é mais seguro e mais barato recorrer a eles.



“Embora a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica tenha estabelecido algumas diretrizes que reduzem o risco de mortalidade em quase zero e praticamente anulou a possibilidade de complicações pós-operatória, cirurgia ainda implica perigo. Em contrapartida, os métodos terapêuticos se modernizaram bastante e se tornaram bem eficazes”, adverte citando a ultracavitação e carboxterapia como duas fortes aliadas da vaidade.



A fisioterapeuta e especialista em ultracavitação, Juliane Chaves, da Sluets Max, confirma que a técnica é o que há de mais moderno no mercado da beleza. Também conhecida como lipo sem cirurgia ou lipo sem corte, a ultracavitação não é nada agressiva e totalmente indolor e proporciona um resultado surpreendente.



“O procedimento é realizado em clínica, através de um aparelho de ultrasson parecido aos convencionais, mas com baixa frequência, cujas ondas penetram na camada adiposa, quebrando as moléculas de gordura, que posteriormente são eliminadas por processos metabólicos e fisiológicos naturais.



”Depende muito do metabolismo de cada organismo, mas pode-se chegar a redução de até 10 centímetros de circunferência por sessão, afirma. Este tratamento inovador, específico para gordura localizada também é eficaz para alguns tipos de fibroedema gelóide (celulite), e pode ser associado a uma tratamento de radiofreqüência caso a paciente tenha além da adiposidade localizada, flacidez", completa.

A fisioterapeuta adverte, porém, para os cuidados que devem ser adotados na escolha da clínica onde o procedimento será realizado. “Como banalizaram muito esse segmento, o serviço é oferecido em qualquer local, inclusive em sites de compras coletivas na internet.



O paciente deve reparar se os profissionais que vão atendê-lo são preparados para manusear o equipamento e aplicar a técnica, pois esta não pode ser desempenhada em qualquer área do corpo, principalmente onde próximo a ossos, além de ter uma série de restrições, como pacientes com marca-passo, implantes, próteses, miomas e câncer”, pontua.



Segundo ela, o ideal é procurar uma clínica referência, especializada neste tipo de procedimento e com profissionais gabaritados. Outra dica importante, destaca Chaves, é a associação desta técnica com a prática de exercícios físicos e de uma alimentação balanceada.



“Sabemos que o período de frio e chuvoso nos incentiva a comer alimentos mais calóricos, além de dar preguiça de ir até uma academia, por isso a Siluets Max traz a academia até o nosso paciente.



Quem faz a ultracavitação conosco obrigatoriamente sai da sala para a plataforma vibratória, onde são praticados exercícios específicos para potencializar o efeito da ultra. Nada disso é feito sem antes o paciente ser submetido a uma rigorosa análise corporal e a bioimpedância acompanhada por especialistas”, salienta.

Publicada: 03/04/2012 16:24
Atualizada: 03/04/2012 16:22

TEXTO RETIRADO DO SITE:http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=110924 EM 6 DE abril

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo