A obsessão das coreanas pela magreza

Home » Direto da Coreia Direto da Coreia
Françoise Terzian (fterzian@brasileconomico.com.br)

02/09/11 21:28



Para evitar qualquer raio de sol, um grande número de mulheres só caminha com camisetas de manga longa, luvas e até mesmo lenços tampando o rosto



Corpo magro não é suficiente. As coreanas também apreciam uma pele branca porcelanizada.



Com exceção dos lutadores de sumô, a imagem que a maioria dos ocidentais tem dos asiáticos é a de um povo naturalmente magro, saudável e acostumado a uma dieta rica em verduras, peixes e chás, com raros doces em sua culinária.

Quem desembarca na Coreia com essa mentalidade leva um susto ao descobrir que, por trás de cinturas finas e barrigas lisas, há um verdadeiro culto a dietas severas e várias caminhadas ao dia.

Um número grande de coreanas, principalmente as mais jovens, alimenta uma verdadeira obsessão por corpos extremamente magros, o que as leva a comer pouco e a evitar sorvete até mesmo em verões escaldantes.

Algumas chegam a se horrorizar ao ver uma estrangeira acima do peso pedindo uma casquinha e ainda chegam a questionar se ela tem mesmo certeza de que vai consumi-lo.

Isso explica a razão para os alimentos prontos, à venda em supermercados, lanchonetes e cafés, informarem, além da tabela nutricional no verso, o valor calórico de cada item logo na frente, em tamanho grande.

"Toda vez que vou tomar um sorvete de chocolate com baunilha eu reparo na caloria e decido trocar pela opção mais magra. Há anos que não experimento nada feito com chocolate", confidenciou uma estudante da Universidade Nacional de Seul que pesa 50 kgs.

Uma dona de casa tão magra quanto a estudante também se recusa a comer doces e conta que quando tem muita vontade de sorvete compra um iogurte. E ela não é a única. Em Jeju Island, ilha a uma hora de avião de Seul, uma guia turística explica que as refeições coreanas não costumam vir acompanhadas de sobremesa justamente para não engordar.
"Mas os turistas reclamam, sentem falta, então há muitos bufês que já oferecem. Mas sempre passo longe das sobremesas", contou.
Corpo magro não é suficiente. As coreanas também apreciam uma pele branca porcelanizada. Além do demorado ritual de cuidado com a pele do rosto, o que explica a quantidade de marcas de cosméticos à venda neste país, as coreanas são muito cautelosas quando saem à rua.
Para evitar qualquer raio de sol, um grande número de mulheres só caminha com camisetas de manga longa, luvas e até mesmo lenços tampando o rosto, além do boné. Além da proteção, há ainda quem procure os tratamentos de "branqueamento artificial", o que pode ser um risco dependendo do lugar escolhido. Há casos de mulheres com rosto deformado no país após se submeterem a esse tipo de tratamento.
As atividades físicas também são uma rotina a qualquer hora do dia ou da noite. Até mesmo às 23h os parques ficam cheios de mulheres caminhando ou correndo. Soube que muitas praticam exercícios no período matutino e também noturno.
Obviamente que as dietas severas não fazem parte da rotina de todas as coreanas. Há mulheres que entram despreocupadamente no Dunkin Donut´s e no KFC.
Contudo, elas não são a maioria. Basta visitar esses lugares algumas vezes para reparar que a maior incidência é de homens.
A  repórter do Brasil Econômico está em Seul, capital da Coreia do Sul, participando de um curso de três semanas em cultura coreana oferecido pela Universidade Nacional de Seul e da Fundação LG. Confira mais novidades na seção "Direto da Coreia"




Fonte: http://mobile.brasileconomico.com.br/noticias/a-obsessao-das-coreanas-pela-magreza_106504.html: disponivel em 6 de setembro


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo