Investigação sobre plásticas na Santa Casa

Sindicância apura atuação de médicos que usam nome de Ivo Pitanguy indevidamente


POR CLARISSA MELLO



Rio - A Santa Casa de Misericórdia vai abrir uma sindicância para apurar supostas irregularidades nas enfermarias que oferecem serviço de cirurgia plástica. Como o ‘Informe do DIA’ noticiou ontem, médicos da unidade estariam usando o nome do cirurgião plástico Ivo Pitanguy para atrair pacientes.



Atualmente, 14 enfermarias da instituição oferecem serviços de cirurgia plástica estética e reparadora, mas somente a 38ª Enfermaria, onde funciona o Instituto Ivo Pitanguy (IPP), é coordenada por uma equipe do famoso especialista. Não é isso, entretanto, que informam panfletos que alardeiam cirurgias a preços promocionais distribuídos na recepção da própria unidade.



Segundo a direção do IPP, o uso ilegal do nome de Pitanguy tem prejudicado até a relização de cirurgias em pacientes com baixo poder aquisitivo. Isso porque a renda arrecadada em quatro cirurgias estéticas possibilita a realização de uma cirurgia reparadora gratuita, em média.



“Ao, maliciosamente, arregimentar o público para realizarem cirurgias nessas outras enfermarias, tais médicos estão não só ganhando uma verba que não é de direito, como prejudicando centenas de pacientes que recorrem ao IPP como última esperança”, diz o Instituto, em nota. O Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro também está apurando a denúncia, mas não abriu sindicância. A assessoria informou a abertura de um procedimento administrativo contra a propaganda, que não segue “os preceitos determinados pelo Código de Ética Médica”.



Denúncias à direção desde o ano passado



A direção da Santa Casa não quis confirmar a O DIA se já sabia do caso: segundo o IPP, as irregularidades estão sendo denunciadas à unidade desde o ano passado, mas, até então, nada havia sido feito para resolver o problema. Em nota, a assessoria da direção da Santa Casa informou que “só poderá comentar mais detalhadamente o caso após o fim das investigações”, mas não deu prazo para que o fim da sindicância.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo