Especialistas reprovam dieta da embriaguez de Lady Gaga

Nutricionista diz que corpo magro que a cantora exibe pode não ser perda de gordura
A cantora norte-americana Lady Gaga revelou recentemente o segredo da sua boa forma. Antes de ir para academia, a pop star confessou que ingere um copo de uísque.
Segundo ela, a bebida auxilia na perda de peso e a deixa mais agitada para fazer seus exercícios.
O R7 pediu a avaliação de especialistas sobre a prática da diva pop. Eles falam sobre o risco que o álcool pode causar para pessoas ativas fisicamente como a cantora.
De acordo com a nutricionista Madalena Vallinoti, a bebida alcoólica, apesar de possuir muito açúcar, diminui os níveis de glicemia no sangue, ou seja, diminui a fonte essencial para dar ânimo e energia ao corpo.
- Sinceramente, não sei como ela consegue ter mais pique, ingerindo algo que tende a diminuir o combustível de energia do corpo. O álcool, apesar de rico em açúcar, é hipoglicêmico, ou seja, abaixa drasticamente o nível de açúcar no corpo. O correto é consumir o açúcar sem exageros, em uma quantidade necessária para dar ânimo e não afetar na glicemia sanguínea.
O fisiologista Vladmir Modolo, especialista em esportes da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), explica o que acontece cada vez que se ingere uma quantidade excessiva de açúcar.- O organismo libera insulina, uma substância encarregada em pegar o açúcar, que vai direto para o sangue, e jogar no tecido muscular. Quando ingerido em grande quantidade, como no caso da bebida, e associada ao exercício físico, o corpo acaba tendo um pico de insulina, já que ambos liberam excessivamente a substância.
Esse excesso de insulina acaba transferindo toda a glicose do sangue para o músculo, gerando cansaço imediato, tremores e tontura.
Outro problema, e o mais preocupante, é a desidratação. Pois, a pratica de esporte eleva a temperatura corpórea para acima de 37° e com intuito de estabilizar, o organismo acaba eliminando água em forma de suor.
O mesmo procedimento acontece durante o consumo de bebida alcoólica. Portanto, a associação dos dois gera uma grande perda líquida, o que ocasiona a desidratação da célula.- Diante deste problema, o corpo se esforça para manter uma estabilidade. Para isso, acaba aumentando a frequência cardíaca e arterial acima do normal.
A psiquiatra Liliane Kijner Kern também ressalta que, ao invés de auxiliar, a bebida pode causar distúrbio de atenção, o que deixaria a cantora distraída e mais propícia a lesionamentos, já que não ficaria atenta a maneira correta de praticar os exercícios.
Outro ponto importante, é que o álcool afeta as regiões responsáveis pelo autocontrole, mais um ponto negativo para ingerí-la antes dos exercícios físicos.
A coordenadora do projeto Mulheres Dependentes Químicas e psiquiatra, Patrícia Hochgraff, explica que a bebida alcoólica, em princípio, deixa a pessoa mais desinibida e eufórica, por isso dá a sensação de auxiliar, mas depois gera uma depressão no sistema central, responsável pelo desânimo.
- É como se primeiro cortasse o freio da pessoa e depois pisasse no desacelerador.
Dieta da embriaguez
Apelidada de dieta da bebedeira, o método adotado pela cantora teria sido elaborado pelo namorado, o ex-barista Luc Carl, que perdeu 18 kg apostando nas bebidas.
Carl pretende lançar um livro com suas dicas de emagrecimento. Mas, esqueceu de citar que os drinques são muito calóricos e nada nutritivos.
Além disso, o uso excessivo pode gerar uma dependência química, tornando o adepto um alcoólatra.
Outro problema que pode ser gerado por este hábito é a anorexia alcoólica, doença conhecida como drunkanorexia. Trata-se de um distúrbio alimentar, ainda não comprovado cientificamente pelos médicos, em que a pessoa deixa de comer para poder consumir bebida alcoólica. Patrícia fala sobre o assunto.
- A pessoa substitui refeições ricas em vitaminas e com todos os componentes necessários para o corpo, como carboidratos, proteínas e fibras, para ingerir calorias vazias e que apenas engordam.

Madalena alerta para o risco de ter o álcool como principal fonte de energia.
- Se você tem isso como fonte principal, você acaba perdendo uma série de nutrientes e atribuindo uma carência de proteínas no corpo. Além do mais, o álcool estimula a perca de massa muscular, ao invés de gordura. Aí fica uma pergunta: será que Lady Gaga exibi um corpo magro porque não tem massa gorda ou porque perdeu massa muscular?
Dica de quem entende do assunto
Para perder peso de uma forma saudável e dar um gás na academia, nada melhor do que aderir uma ideia de quem realmente entende do assunto.
A nutricionista Madalena Vallinoti recomenda que, uma hora antes de malhar, o ideal é ingerir carboidratos com baixo índice glicêmico, que aproveita o lado bom do açúcar, mas sem exageros.
- O açúcar é um ótimo combustível de energia e deve sim ser ingerido, mas, claro, sem exageros.
Por isso, a dica é apostar nos carboidratos integrais como bolachas e pão.
- A pessoa pode escolher entre um pão integral com queijo branco, um iogurte ou frutas. Basta optar por coisas saudáveis.
É válido lembrar que bebida alcoólica não é sinônimo de suplemento alimentar e, muito menos, fonte de energia. Apesar de ser um ponto de referência no mundo musical, a dica da pop star está bem longe de ser saudável.


Disponivel em< http://www.abpcomunidade.org.br/clipping/exibClipping/?clipping=13326 > Acesso em 28 de fevereiro de 2011
BEBIDA E SAUDE NÃO COMBINEM.... NÃO VALE A PENA EMAGRACER A QUALQUER PREÇO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo