quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Anorexia e Mídia

Doença Crônica


A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, muito mais comum em mulheres, do que em indivíduos do sexo masculino, e tem início geralmente na adolescência, com uma dieta restritiva, inicialmente de alimentos calóricos, que depois se estende para outros tipos de alimentação. De acordo com dados estatísticos, atinge cerca de cinco por cento das mulheres no mundo inteiro, que apresentam um padrão alimentar totalmente deturpado,e perda de peso progressiva, resultante de um regime feito por conta própria,sem auxílio de nenhum profissional especializado, e que está relacionado ao medo excessivo de engordar.



Influência da Mídia

De acordo com pesquisadores sobre o tema, nos últimos vinte anos, os casos de anorexia nervosa praticamente dobrou, talvez em virtude da importância dada a magreza feminina, como símbolo de status e conquista amorosa bem-sucedida, fazendo da obesidade uma condição estigmatizada. A relação de felicidade, sucesso e beleza, com um corpo magro e esbelto, preconizado pelos vários tipos de mídias, tem levado muitas mulheres a fazerem dietas inadequadas e não saudáveis, na tentativa de regular o peso corporal. Para os estudiosos, devido ao número crescente de anoréxicas, seria necessário implementar na sociedade, programas de orientação nutricional,e estratégias para prevenir essa doença.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONG explica campanha feminista com Cruzeiro, que vira destaque internacional

Ação é tida como a primeira de uma sequência de etapas de conscientização   João Vítor Marques /Superesportes  ,  Tiago Mattar /Superes...