quinta-feira, 6 de maio de 2010

Transtornos alimentares têm componente hereditário, revela estudo




4, maio, 2010
 Editores Abril
Foto: Getty Images

Você já sofreu com algum tipo de transtorno alimentar? Fique atenta, pois segundo pesquisas as chances de você passar esse mal para seus filhos – ou quando tiver filhos - são grandes. De acordo com a endocrinologista Claudia Cozer, do Departamento de Tratamento com Medicamentos da Abeso, os transtornos alimentares como anorexia e bulimia têm um componente hereditário em 50% dos casos.
De acordo com a especialista, mesmo que essas mulheres tentem alimentar bem a família, elas passam nas entrelinhas um comportamento de rigidez alimentar, distorção de imagem corporal, relação ambígua com a comida, baixa autoestima e caráter afetivo da alimentação que é percebido pelas crianças.
Um estudo recentemente divulgado, elaborado pela psicóloga e pesquisadora Christiane Baldin Adami Laund, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), da USP, estudou o componente hereditário de distúrbios como a anorexia a partir da avaliação de mães e filhas com essa doença.
Segundo a pesquisa, essas são mulheres que desde a infância não gostavam de comer. Porém ao se tornarem mães muitas ofereciam aos filhos comida ou alimentos muito calóricos, com a intenção de dar que não tiveram. Por consequência, as filhas começaram a negar todo o alimento que tinham em demasia.

“De alguma forma, aquelas filhas têm um psiquismo que absorve isso e tenta resolver o problema que foi adquirido”, afirma Chistiane Laund. “Todas vivenciaram situações de restrição alimentar e, agora, suas filhas sofrem de anorexia nervosa também”, fala. Para frear esse ciclo, a endocrinologista Claudia sugere que mulheres, ex- portadoras destes distúrbios, tenham acompanhamento psicológico e se for o caso nutricional para prevenir que os filhos repitam seus hábitos.

(Texto: Monique dos Anjos)
http://www.abril.com.br/blog/dieta-nunca-mais/2010/05/transtornos-alimentares-tem-componente-hereditario-revela-estudo/
Abril.com no Facebook: tudo sobre Esportes, Diversão, Notícias e Comportamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONG explica campanha feminista com Cruzeiro, que vira destaque internacional

Ação é tida como a primeira de uma sequência de etapas de conscientização   João Vítor Marques /Superesportes  ,  Tiago Mattar /Superes...