Toda a refeição éa última ceia para os gordos....Gikovate

http://www.midianews.com.br/?pg=noticias&cat=7&idnot=19601
Toda refeição é a "última ceia" para os gordos, diz psiquiatra e autor best-seller
Psiquiatra Gikovate diz que gordos devem agir como magros
FOLHA ONLINE
O que leva alguém a comer até não poder mais, a exagerar nas pizzas, nos chocolates e em todo o resto? É só entender o pensamento de um gordo: ele sempre pensa em adotar uma dieta extremamente severa logo após a próxima refeição e, por isso, decide mergulhar em uma avalanche de calorias para aproveitar a "última" oportunidade.
Essa é a opinião do psiquiatra Flávio Gikovate, que já vendeu aproximadamente 1 milhão de exemplares de seus 29 livros (o 30º, sobre sexo, será lançado em julho deste ano pela MG Editores).
Em entrevista à Livraria da Folha, o autor de "Deixar de Ser Gordo" (MG Editores) diz que, nestes casos, "toda refeição é uma espécie de 'última ceia'", ideia que provoca tendência ao consumo exagerado. "A reeducação alimentar é o caminho, até porque as dietas restritivas são ineficientes e inadequadas --apenas 2% dos que emagrecem dessa forma se mantêm magros.
Outro tormento para quem quer maneirar nas calorias é não resistir e devorar um monte de guloseimas à noite, após ter conseguido se manter fiel à dieta durante o dia. "A razão é a mesma: a proibição e a privação aumentam o desejo, de modo que a tentação acaba por vencer a força de vontade", afirma Gikovate. "O estoque de determinação vai sendo gasto ao longo do dia."

Sentimento de fracasso
As desistências constantes, entre outros fatores, fazem com que o gordo se sinta sempre um fracassado. "E não deveria ser assim, pois, se sua autoestima pudesse melhorar antes disso, ele teria melhores condições de conduzir o processo de reeducação alimentar." Acreditar em "processos milagrosos" também impede o emagrecimento.




Já tomar remédios que diminuem o apetite pode ajudar, de acordo com o psiquiatra. "Porém, o essencial é melhorar a alimentação, começar uma atividade física --algo muito difícil, porque o gordo é preguiçoso e envergonhado de sua aparência-- e, eventualmente, iniciar um trabalho psicoterapêutico para criar estratégias capazes de aumentar a autoestima."
Solução?
O melhor modo natural de emagrecer é a pessoa aprender a comer como magro. Mas como? "A gente tem que começar pelo fim: comer da maneira que faria se já tivesse perdido os quilos necessários, porque o corpo acompanha o tipo de ingestão praticada."

Gikovate ainda completa: "Quem come como magro, pensa como magro, ou seja, para de ver na comida mais do que a necessidade fisiológica e/ou um prazer gustativo interessante". E assim a comida deixa de ser remédio para qualquer tipo de mal psíquico.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo