Mulheres X exercícios físicos

sexta-feira, 26 de março de 2010


Atividade Física e Mulheres

Exercícios praticados de forma moderada por 60 minutos diários, são os maiores responsáveis pela manutenção da forma física e consequente combate ao sobrepeso quando relacionados ao sexo feminino. Da mesma forma foi comprovado que exercícios em menores quantidades e intensidades maiores não obtém resultados tão satisfatórios nestes aspectos.



Combinação > Corrida + Musculação



Estudos feitos em Universidades americanas e corroborados no Brasil por 13 anos, analisaram cerca de 40 mil americanas com média de idade entre 30 e 54 anos , as participantes mantiveram suas dietas habituais. No início do estudo, 50% das mulheres faziam menos de 150 minutos por semana de atividade física moderada, 22% faziam mais de 420 minutos, e o restante tinha um nível de atividade intermediário entre esses dois primeiros grupos. Apenas 13% das mulheres começaram o estudo com peso normal e conseguiram chegar ao final sem sobrepeso ou obesidade. Essas mulheres tiveram uma média de atividade física semanal de 420 minutos, 60 minutos por dia.



Estima-se que 40% dos brasileiros adultos apresentam excesso de peso, de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002-2003 conduzida pelo IBGE. Emagrecer já é uma tarefa difícil, e a manutenção do peso após alguns quilos perdidos é mais difícil ainda. O melhor negócio é não deixar o peso se acumular com o passar do tempo, e essa é uma equação teoricamente simples: não podemos ingerir mais calorias do que gastamos. Na prática, é importante que as pessoas tenham em mente o quanto de atividade física é necessária para controlar o peso.



Além disto foi comprovado pelo mesmo estudo que no tocante a prevenção de doenças vasculares como o derrame cerebral e infarto do miocárdio, assim como prevenção de doenças crônicas e degenerativas, a recomendação de pelo menos 150 minutos semanais de atividade física moderada é a mais amplamente difundida. É isso que a Associação Americana do Coração e o Colégio Americano de Medicina do Esporte preconizam, mas não definem se essa quantidade de atividade física é suficiente para evitar ganho de peso. Já o Instituto de Medicina dos Estados Unidos recomenda, desde o ano de 2002, a realização de 420 minutos de atividade física moderada por semana para evitar que adultos entrem na faixa de sobrepeso ou obesidade.



As evidências científicas que embasam essa recomendação têm sido questionadas, mas o atual estudo reforça com metodologia impecável essas diretrizes do Instituto de Medicina. É importante ressaltar que os resultados da pesquisa ainda revelam que, para as mulheres com sobrepeso ou que estão obesas, os 60 minutos diários de atividade física não são suficientes para alcançar um peso normal. Estas precisam realmente fazer uma dieta de restrição calórica e uma rotina de exercícios diferenciada.



Corrida e o corpo feminino



Muitas mulheres se sentem inseguras ao começar a praticar a corrida , isto é decorrente de diversos mitos e boatos infundados a respeito desta modalidade física e como ela afeta suas praticantes.

Alguns mitos que são amplamente divulgados em relação ao desenvolvimento do corpo feminino influenciado pelo ato de correr são totalmente infundados . Algumas mulheres se perguntam se com a corrida o seu físico ficará igual ao das maratonistas profissionais, muito magras ou se glúteos e peitos irão cair por causa da atividade. Outra pergunta também surge: será que a corrida vai me deixar flácida?



Antes de tudo é preciso ter consciência que só o excesso (atletas profissionais que vivem do esporte) poderia trazer esse tipo de resultado na estética do corpo feminino. Nesses casos o corpo seca muito e acaba mudando, causando até o envelhecimento precoce. Para a imensa maioria feminina, a corrida só deixa o corpo mais bonito, mais magro e delineado, ainda mais se aliar o exercício com a musculação.



Notadamente a corrida colabora para manutenção do peso corporal e consequente redução do percentual de gordura do corpo feminino , quando aliada a musculação os resultados tendem a ser potencializados , pois os benefícios decorrentes dos trabalhos contra-resistência como aumento de massa magra , fortalecimento de articulações entre outros estão intimamente relacionados a melhora da estética feminina.

Um corpo treinado tem seus parâmetros estéticos e de saúde caminhando paralelamente , observamos nos praticantes das duas modalidades de forma inter-relacionada a melhora da pressão arterial , redução do colesterol ruim , estabilização do ritmo cardíaco só para citar alguns dos benefícios mais importantes da prática das atividades acima.

Não pense que é necessário ser um(a) maratonista ou mesmo passar horas na academia , todos os benefícios das duas modalidades já podem ser observados por pessoas que praticam as mesmas duas a três vezes por semana por algo em torno de 60 minutos.
Então mexa-se procure um bom profissional para lhe orientar e aproveite o melhor de duas modalidades simples e que lhe proporcionarão grandes resultados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo