Mãe escreve sobre anorexia da filha em Portugal

Jornal de Noticas no Porto
Sociedade
Mãe em luto escreve livro para consolarExperiência de perda é contada em"Sem Ti, Inês" para lidar com essa dor

2010-03-18 - EDUARDA FERREIRA

Perdeu a filha quando ela tinha 15 anos. Ana Granja foi escrevendo logo desde o começo da doença de Inês e passou para o papel as emoções da primeira fase do luto. O livro que daí resultou, espera a autora, irá ajudar pais atingidos pelo mesmo sofrimento.
"Sem Ti, Inês" nasceu da necessidade de entender a dor trazida pela doença e pelo rápido desaparecimento de um ser jovem a que se está ligado pelo laço da maternidade. Ana Granja, que vê hoje à noite a sua obra apresentada na Quinta de Bonjóia, no Porto, afirma ao JN que a guiou a "clara motivação de auto-ajuda, primeiro, depois a necessidade de extravasar emoções e, por fim, a vontade de partilhar e ajudar" quem tenha sido atingido por uma dor igual.
"Perder um filho é completamente anti-natural, é uma inversão do que supomos ser a lógica da vida", diz-nos esta mãe que se mantém "na condição de luto", tentando, conforme descreve, "seguir em frente apesar das marcas irreversíveis da morte". Ana Granja, professora de Filosofia, recorda que encontrou "muito consolo na poesia" e nos esforços para conviver com a dor, procura aliar agora as facetas da sua experiência na preparação de uma trabalho de doutoramento sobre o papel da escola no apoio a alunos em processo de luto.
Com esse trabalho, a autora pretende preencher também um vazio na abordagem do tema no mundo educativo, já que aquele tem merecido mais estudos à luz da psicologia e da saúde. De qualquer modo, são estudos ainda pouco numerosos já que, reconhece Ana Granja, "a nossa sociedade lida muito mal com a morte, o luto e o sofrimento, sendo tudo mais direccionado para o bem-estar e a alegria".
Sobre o livro que hoje é apresentado publicamente, Ana Granja afirma ao JN que "ali está o meu sofrimento e acredito que outras mães em luto se reconfortem com o que descrevo, para que não estejam sozinhas neste caminho tão devastador".
A autora de "Sem Ti, Inês" viu, em seis meses, desaparecer-lhe a filha, por uma anorexia que a deixou vullnerável a uma pneumonia. Mas, sublinha Ana Granja, "com outra doença o livro existiria na mesma".





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo