Angola e o Dia da mulhar

07-03-2010 15:43
Efeméride- Mundo assinala segunda-feira o Dia Internacional da Mulher


Assinala-se segunda-feira, 8, o Dia Internacional da Mulher.



Fonte

Luanda - Comemora-se segunda-feira, 8 de Março, em todo o Mundo, o Dia Internacional da Mulher, em reconhecimento ao papel desenvolvido na reivindicação de uma participação plena e igualitária na sociedade e na luta contra a discriminação.
A data é comemorada desde 1910, em homenagem às mulheres que morreram numa fábrica de tecidos, situada na cidade norte-americana de Nova Iorque, por reivindicarem melhores condições de trabalho.
A história remonta desde 1857, quando operárias desta fábrica de tecidos fizeram uma greve e ocuparam o recinto fabril, reivindicando melhores condições de trabalho, tais como a redução na carga diária de trabalho, de 16 para dez horas, equiparação de salários com os homens e tratamento digno no ambiente de trabalho.
As fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário e as mulheres chegavam a receber apenas um terço do salário de um homem, pelo mesmo tipo de trabalho efectuado.A manifestação foi reprimida com violência e as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que depois foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num acto totalmente desumano.
O dia 8 de Março começou a ser comemorado em 1910, mas somente em 1975, através de uma resoluação, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Conhecido tradicionalmente como mês da mulher, Março deve servir de reflexão sobre os inúmeros problemas que a camada feminina enfrenta na sociedade, pois, a data significa que se devem resolver as questões que ainda impedem a emancipação progressiva e harmoniosa das mulheres.
Neste sentido, é importante que neste mês se realizem conferências, debates e reuniões, cujo objectivo é discutir o papel da mulher na sociedade actual. O esforço é para tentar diminuir e, no futuro, terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher.
Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitas partes do Mundo, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado.
Concretamente em Angola, o Governo muito tem feito para resolver a questão do género, um problema discutido em vários fóruns mundiais.
Prova disso é o aumento do número de mulheres que ocupam actualmente cargos de decisão em Angola, um compromisso assumido por sua excelência o Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
A participação das mulheres nos órgãos de decisão do país passou de 9,5%, em 2004, para 40%, em 2009, a todo o nível, com destaque para o Parlamento, onde a camada feminina é representada por 39%, contra 12% em 2004.
O Governo angolano tem desenvolvido esforços para valorizar a mulher. Na realidade, é uma vitória das próprias mulheres, que têm lutado para esta conquista na sociedade.
Esta conquista foi realçada no dia 4 de Março de 2009, pela vice-ministra da Família e Promoção da Mulher, Ana Paula Sacramento, quando discursava, em Nova Iorque, na 53ª sessão da Comissão das Nações Unidas sobre a condição da mulher.
Segundo a vice-ministra, continua nas prioridades das políticas do Governo angolano a promoção da igualdade no género, baseada em programas, que visam o desenvolvimento harmonioso do país, o bem-estar das famílias e a consolidação da democracia.
A Organização da Mulher Angolana (OMA) apoia a "tolerância zero", decretada pelo Presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, e manifesta a sua firme disposição de participar activamente nas campanhas de alfabetização, formação profissional e defesa dos direitos das mulheres.
A jornada “Março Mulher” no país está a decorrer sob o lema “Mulheres Angolanas mais rigor, mais transparência e melhor governação”.
fonte:
http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/sociedade/2010/2/9/Mundo-assinala-segunda-feira-Dia-Internacional-Mulher,507d575a-4e4f-491c-9129-92c3ed62b006.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo