21 DE OUTUBRO, DIA DE AMAR O SEU CORPO! QUE TAL AMA-LO TODOS OS DIAS


AGORA TEMOS O DIA DE AMAR O SEU CORPO. SERÁ QUE NÃO DÁ PARA RESPEITÁ-LO TODOS OS DIAS
um dia para amar o seu corpo
21 out 2009
Em sua 12ª edição, o Love Your Body Day (Dia de Amar o seu Corpo) será celebrado em 21 de outubro de 2009. A proposta é uma blogagem coletiva sobre a beleza de verdade, o amor ao próprio corpo, as distorções midiáticas ou o que você considerar que é adequado para este dia.Desde que li sobre essa proposta, me entusiasmei e comentei no Twitter, convidando quem quisesse aderir à causa para participar da blogagem coletiva do Love Your Body Day. A Marina fez um longo (e excelente) post falando sobre a importância desse dia e as reflexões que ele propõe. A Deborah trouxe algumas dicas para você repensar a maneira como enxerga a beleza e, consequentemente, seu próprio corpo. Já eu, bem ao meu estilo, vou falar da primeira coisa que me vem à cabeça quando penso nessas questões do que é certo ou errado, bonito ou feio, em relação à aparência física: meus joanetes (que eu chamo de minhas joanetes - sim, falo errado! rss). É uma história bastante engraçada.Para quem não sabe, "o joanete é a denominação popular de uma elevação (protuberância) que se forma no osso metatarsiano do primeiro dedo do pé. O conjunto formado pela protuberância, pela deformidade na lateral do dedão, pelo desvio rotacional (dedão roda e fica muito encostado ao segundo dedo) e pelo desvio angular em direção ao segundo dedo é conhecido como hallus valgus" (fonte). Só pela leitura dessa descrição dá para imaginar que é um defeito - tem até cirurgia corretiva!Acontece que eu tenho joanetes desde que me entendo por gente. Não só eu, como minha mãe, minha avó materna e uma boa parcela das pessoas que conheço (há uma predisposição genética). Por isso, quando criança, achava meu pé perfeitamente normal. Fiz balé clássico por algum tempo e sempre escutava que isso podia fazer aparecerem joanetes e que eles doíam. Os meus já estavam lá e não doíam. Logo concluí que "essa tal de joanete" devia ser um calo, ou uma bolha, ou algo do tipo. A definição do Houaiss (bolsa serosa recoberta de derme e de epiderme espessa, desenvolvida na articulação do pé, causada pela compressão do sapato) colaborou ainda mais para meu equívoco. Só na faculdade, morando com outras pessoas, tive a oportunidade de observar pés tidos como "normais". O curioso é que eles me chamaram a atenção justamente porque faltava algo neles. Sim, os joanetes! Aqueles pés não eram normais, eram bizarros. E feios! Sério, acho pés sem joanetes feios - até hoje.A minha concepção de pé ideal já está tão arraigada que nada nesse mundo me faz pensar em um pé sem joanete como um pé desejável. Hoje tenho calos e, eventualmente, meus joanetes doem. Algumas sandálias com tiras ficam estranhas também. Mas a culpa é toda dos sapatos e de seus desenhos mal elaborados, nunca dos meus pés. Meus pézinhos magros, com seus tendões salientes, ossos visíveis e aquele joanete apontando para fora quase como um dedo adicional, são lindos e perfeitos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo