CUIDADO COM CIRURGIAS PLÁSTICAS E LIPO....








Mais uma vez Sesa suspende cirurgias de implante mamário e lipoaspiração na Grande Vitória

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Vigilância Sanitária Estadual, suspendeu o procedimento de cirurgia plástica em mais três estabelecimentos da Grande Vitória. Na Clínica Aleixo, onde foram confirmados dois casos de infecção por micobactéria, está suspenso, desde 14 de julho, o procedimento de implante mamário. Já no Hospital Santa Mônica, em Vila Velha, e no Hospital São Francisco, em Cariacica, estão suspensas a lipoaspiração e a lipoenxertia.
Estas duas unidades não tiveram o protocolo de limpeza e esterilização aprovados pela fiscalização da Vigilância Sanitária Estadual, por isso não tinham permissão para realizar os procedimentos. Além disso, o Santa Mônica não notificou um caso suspeito de infecção por micobactéria. Esse caso entrou com material para investigação laboratorial, desde a segunda (3).
O Estado tem, no total, quatro pessoas com a doença, registradas em 2009, e dois casos em investigação. Um dos dois casos da Clínica Küster que estavam em investigação, relativo a uma cirurgia realizada em 2008, se trata de recidiva, ou seja, reaparecimento de uma doença ou um sintoma, após período de cura mais ou menos prolongado. O outro caso continua em investigação laboratorial.
A suspensão das cirurgias é a segunda maior gradação de punição que a Vigilância Sanitária do Estado pode adotar, atrás apenas da interdição total. Os outros serviços oferecidos pela Clínica continuam funcionando.
Essas não são as primeiras unidades que realizam cirurgia plástica que são punidas com a suspensão. No último dia 10 de julho, a Sesa também suspendeu as cirurgias de implante mamário realizadas na Clínica Küster, em Vila Velha, onde foram registrados dois pacientes contaminados pela doença.
Inspeção. Desde a notificação do primeiro caso deste ano, a Vigilância Sanitária realiza fiscalização em hospitais e clínicas em todo o Espírito Santo. Fora o Hospital São Francisco, Clínica Aleixo e Santa Mônica, outras 21 unidades foram verificadas e, no momento da inspeção, não foram observadas irregularidade.
A fiscalização verifica especificamente os protocolos que formalizam os processos de trabalho relacionados à esterilização de materiais, à organização do controle de infecção hospitalar em relação à busca de casos, e à regularidade do controle da entrada, da armazenagem e distribuição de insumos usados em cirurgias plásticas.
Reavaliação. A Sesa também está realizando nova investigação clínica em pacientes que se submeteram à cirurgia de videolaparoscopia em 2007 (durante a primeira ocorrência da doença no Estado), mas que tiveram resultado negativo para a doença na época.
Dos 48 pacientes procurados, 20 já foram consultados ou têm consulta agendada. Oito não querem se submeter à consulta e os demais estão sendo localizados.
ANVISA. No último mês de julho, técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estiveram no Estado por três dias investigando, em conjunto com a Vigilância Sanitária do Estado, os dois casos confirmados da Clínica Küster. As investigações foram direcionadas aos produtos utilizados nas cirurgias de implante mamário.
Este trabalho complementou a fiscalização da Vigilância Estadual, iniciada após a notificação do primeiro caso de micobactéria deste ano e que resultou em algumas medidas. Além da suspensão dos procedimentos, foram realizados reunião de esclarecimento com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Clínica; inspeção sanitária no Centro de Materiais Esterilizados (CME) do estabelecimento; visitas técnicas; e reforço na fiscalização das clínicas e hospitais capixabas que realizam cirurgias plásticas.
Micobactéria no ESOs casos:2007- 195 confirmados- 194 com alta do medicamento, mas com monitoramento médico2008- 16 confirmados- 10 com alta do medicamento, mas com monitoramento médico


VALE A PENA LER ESTA NOT´CIA E TOMAR MUITO CUIDADO ANTES DE ALTERAR SEU CORPO!!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo