Campanhas contra anorexia


DEPOIS DE UMA LONGA PAUSA POR QUESTÕES ACADEMICAS SEGUEM ALGUMAS CAMPANHAS QUE MERECEM SER VISTAS

Algunns exemplos: Governo alemão lança campanha contra anorexia e bulimia
Janeiro 1, 2008 por
Ana
O governo alemão lançou a campanha “A Vida Tem Peso” contra a anorexia e bulimia, apoiada por várias figuras públicas, para combater perturbações alimentares de jovens que vêem na magreza extrema o ideal de beleza.
Um quinto das crianças alemãs entre os 11 e os 17 anos, o que corrresponde a 1,7 milhões de adolescentes, sobretudo do sexo feminino, sofrem deste género de perturbações, o que a ministra da Saúde alemã, Ulla Schmidt, considerou “extremamente” preocupante”, em conferência de imprensa em Berlim.A mesma responsável adiantou ainda que 56 por cento dos jovens entre os 13 e os 14 anos quer ser mais magro e 63 por cento disse no mesmo inquérito, encomendado pelo Ministério da Saúde, que gostavam de ter melhor aspecto.
Para a ministra da Família e Juventude alemã, Ursula von der Leyen, “a anorexia é sobretudo feminina, e muito jovem”.
Não se trata apenas de aspirar a ideais de beleza e a perder calorias, mas de “perigos concretos”, porque em cada dez anoréxicos nove são do sexo feminino e uma em cada dez morre na sequência da doença, acrescentou von der Leyen.
As causas da anorexia são a recusa do próprio corpo durante a puberdade “e por isso a prevenção é decisiva”, afirmou a ministra da Ciência e Tecnologia alemã, Annete Schavan, que também apresentou a campanha.
“É preciso contrariar as imagens aliciantes e destruidoras de figuras públicas extremamente magras com exemplos mais positivos, em que a beleza e o equíbrio físico estejam em harmonia”, alertou a ministra.
Alice Schwarzer, editora da revista feminista Emma, promotora da campanha contra a anorexia, sublinhou ainda que este fenómeno “não é uma moda, é uma ameaça letal às mulheres e jovens”.
A conhecida activista dos direitos da mulher acrescentou que passar fome se tornou no “vício número um” do mundo ocidental, o que já levou os psiquiatras a falar de uma psicose de massas.
Alice Schwarzer pediu à comunicação social para deixar de “propagar imagens cruéis”, advertindo que “ser magro não pode continuar a ser sinónimo de ser elegante”.
Por sua vez, a estilista alemã Jette Joop apelou ao mundo da moda para renunciar a modelos extremamente magras. A mesma estilista reconheceu que os vestidos “caem” melhor em pessoas magras do que em corpos normais, “mas coloca-se a questão de saber se os estilistas só conseguem criar figurinos para tais modelos”.
Jette Joop confessou ainda que nunca achou bonitas pessoas que são muito magras e disse “não conhecer nenhum homem que as ache particularmente atraentes”.
A campanha agora lançada pelo governo alemão contra a anorexia ou a bulimia contará com a participação de políticos, médicos, associações e também nomes do mundo da moda, e será dirigida sobretudo às escolas e clubes desportivos.
No entanto, as três ministras do governo federal sublinharam que “sobretudo os pais têm de saber detectar sinais alarmantes nos filhos o mais cedo possível”.
Fonte: Lusa/ A O Online
Leia também:
http://diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com/2008/01/01/bons-exemplos-governo-alemao-lanca-campanha-contra-anorexia-e-bulimia/
http://diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com/2008/01/01/bons-exemplos-governo-alemao-lanca-campanha-contra-anorexia-e-bulimia/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo