Propagandas machistas: Devassa é processada

 

Publicado em 8 de novembro de 2013

Por Camille Perissé, da Revista Vírus Planetário

O anúncio abaixo, veiculado entre 2010 e 2011, foi considerado abusivo e só agora a cervejaria japonesa Kirin, dona da marca Devassa, está sendo processada pelo Ministério da Justiça.
Ele fazia parte da campanha publicitária da Devassa Tropical Dark, com os dizeres: “É pelo corpo que se conhece a verdadeira negra”.
O comunicado do Ministério classificou o anúncio como “publicidade abusiva por equiparar a mulher negra a um objeto de consumo, por meio da comparação entre seu corpo e um produto”.
A multa pela propaganda machista é de R$ 6 milhões, se a cervejaria perder o processo.

Problema histórico

Não é de hoje que as propagandas retratam mulheres como seres inferiores e objetos para consumo dos homens. Algumas peças publicitárias antigas eram até mais explícitas:
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Método simples de se reconhecer uma propaganda machista

Acha difícil distinguir, nessa era confusa da  informação, propagandas machistas? Será que as feministas estão exagerando?
Muito simples. A cada vez que uma propaganda fizer referência a uma mulher, experimente imaginar um homem no papel daquela mulher. Se não fizer nenhum sentido… algo de errado tem aí.


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