Uma doença praticamente de mulher

 

Apesar de também atingir os homens, a infecção urinária, na maioria dos casos, é mais uma das tantas doenças que geralmente incomodam as mulheres.

Diário do SudoesteDayanne do Nascimento
(Foto: Maya/Diário do Sudoeste)
Pouco comum nos homens, a infecção urinária é uma doença praticamente das mulheres, podendo atingir cerca de 10% delas. Conforme o urologista Marco Aurélio Mesquita Di Napoli Filho, a principal influência para o seu aparecimento ser maior no corpo feminino é a anatomia, pois a uretra, canal que conduz a urina, nas mulheres, é mais curta e muito próxima ao ânus, quando comparada com a do homem. Nas mulheres a uretra tem de quatro a cinco centímetros, já nos homens, aproximadamente 12 centímetros.
A infecção urinária pode afetar os rins, a bexiga e a uretra e pode ser causada por vírus ou fungos, mas na grande maioria por bactérias, que podem estar presentes na vagina ou no aparelho intestinal baixo (ânus e reto) e acabar passando pelo canal da uretra, causando a infecção.
Alguns fatores podem contribuir para que essa bactéria acabe provocando a infecção urinária, como segurar o xixi por muito tempo; no caso das mulheres, limpar-se de trás para frente após evacuar; alterações hormonais; baixa da imunidade como ocorre na gravidez; predisposição genética; uso de sondas; doenças neurológicas, infecção ginecológica e mesmo o ato da relação sexual. Após uma relação anal, por exemplo, mesmo que o homem lave o pênis, as bactérias podem se instalar e contaminarem a mulher em uma próxima relação sexual. Se a relação anal for seguida diretamente por uma relação vaginal, os riscos são ainda maiores. Por isso também a importância de usar proteção durante as relações íntimas.
O médico urologista explica que embora a urina contenha uma variedade de fluidos, sais e produtos que o metabolismo excreta, ela geralmente não possui bactérias. Ele também explica que muitas pessoas associam a infecção urinária à questão do frio, mas na verdade não tem relação. O que acontece é que com o frio podem surgir sintomas de irritação da bexiga e as pessoas podem confundir com a infecção.
Sintomas
Segundo Di Napoli, entre os sintomas que indicam uma infecção urinária está a dor ou a ardência ao urinar, a dificuldade para iniciar a micção; vontade de urinar diversas vezes ao dia e em pequenas quantidades; vontade abrupta de urinar; urina com mau odor e coloração alterada e até mesmo sangramento (em alguns casos). Ele também destaca que quando existe uma infecção urinaria alta (pielonefrite), geralmente há dor nas costas e essa pode vir acompanhada de sintomas sistêmicos, como febre, náuseas, vômitos e mal estar geral.
Tratamento
O urologista explica que após o diagnóstico, feito através de exames de urina, o tratamento é realizado com antibioticoterapia e medidas para evitar novos episódios. Ele destaca que a demora ou a não procura por um tratamento podem resultar em complicações mais graves, como uma infecção urinária mais séria.
Formas de prevenção
A mudança de alguns hábitos diários podem contribuir para evitar o aparecimento de infecções urinárias, como beber bastante líquido ao longo do dia, cerca de dois a quatro litros. Evitar segurar a urina, devendo urinar sempre que sentir necessidade, pois, de acordo com o urologista, o acúmulo de urina dentro da bexiga pode provocar uma proliferação de bactérias, dando chance à infecção. Urinar após as relações sexuais. Sempre praticar relações sexuais com camisinha. Realizar uma boa higiene íntima.
http://www.diariodosudoeste.com.br/noticias/saude/24,29099,21,06,uma-doenca-praticamente-de-mulher.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo