Conheça mitos e verdades da barriga negativa

 

Especialistas avaliam se é saudável ou não conquistar um corpo com o novo padrão
Andréa Martinelli e Nathalia Ilovatte, do R7


 
CandiceReprodução/Instagram
Dietas de engorda para quem está muito magra!
A modelo Candice Swanepoel é sul-africana e impressiona pela magreza nas redes sociais

Quem nunca sonhou em ter uma barriga sequinha e livre de gorduras? A mais nova moda nas academias e entre as famosas é conquistar a chamada barriga negativa.
Esta “tendência” se espalhou após a modelo internacional Candice Swanepoel publicar uma foto em seu Instagram (rede social de compartilhamento de fotos) em que mostra sua barriga com os ossos do quadril e as costelas à mostra.
Algumas mulheres adotaram a barriga negativa como padrão de beleza e meta para dietas e exercícios físicos.
Segundo especialistas, essa é uma moda preocupante. Médicos apontam até que, quem tem barriga negativa, beira à anorexia nervosa.
 
Para o endocrinologista Henrique Suplicy, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, ter um abdome tão magro a ponto de os ossos do quadril ser mais proeminentes do que a barriga não é saudável.
— A barriga negativa é outro nome para anorexia nervosa. Para ficar desse jeito, é preciso estar com o Índice de Massa Corporal lá embaixo.
Para o especialista, a barriga negativa só pode existir em quem já perdeu massa magra além de gordura corporal, ou seja, músculos.
Qualquer um pode ter barriga negativa?
Para o endocrinologista João César Castro Soares, da Unifesp (Universidade Federal do Estado de São Paulo), algumas modelos e pessoas que têm uma compleição corporal magra podem ficar abaixo do peso e não ter uma desnutrição.
— Existem pessoas que têm o índice abaixo de 18 e que não estão necessariamente desnutridas. Isso porque elas têm uma compleição corporal longilínea, como a das modelos.
Porém, para dr. João, algumas pessoas devem tomar cuidado com a magreza excessiva mesmo tendo porte físico para suportá-la. O perigo está em perder peso inadequadamente.
— Existem mulheres que têm uma estrutura mais “larga” e não vão conseguir ficar abaixo do peso, sem ficar desnutrida. É preciso cuidado e orientação médica.
Quando alguém emagrece muito e fica abaixo do seu peso ideal, a barriga fica curvada para dentro, com uma imagem semelhante à da barriga negativa. dr. João comenta:
— As pessoas que têm anorexia, por exemplo, ficam assim. Quando há um emagrecimento excessivo, que leva a uma situação como essa, beira à desnutrição.

Comer menos e fazer uma dieta restritiva vai me ajudar?
A nutricionista Lorença Dalcanale, do Centro de Cirurgia da Obesidade e Síndrome Metabólica, diz que dietas muito restritivas não podem ser adotadas como um estilo de vida.
— Não é recomendado. Uma dieta muito pobre em nutrientes faz com que o corpo busque energia na massa muscular, o que faz com que a pessoa fique cada vez mais fraca. Não pode ser adotado como um estilo de vida.
O “estilo de vida” que a nutricionista cita, faz referência a dietas consideradas inadequadas para alcançar determinado padrão de beleza.
Para ter uma barriga sequinha e livre de gorduras, existem alimentos que podem te ajudar e exercícios físicos que permitem alcançar esse objetivo, sem precisar colocar a saúde e a constituição corporal em risco.
fonte: http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/noticias/conheca-mitos-e-verdades-da-barriga-negativa-20130623.html?question=0
SALVEM NOSSOS CORPOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo