Os distúrbios de autoimagem e o consumo

Texto de Vinícius Jesus

3º Ano / AV6 Colégio Antares

O consumo pode ser realizado por causa de uma necessidade ou de um desejo. O objetivo da indústria estética, é transformar um desejo em uma necessidade, e isso é feito por meio dos padrões de beleza criados por essa indústria.

Os desfiles e a propagandas, por exemplo, realizadas pelas marcas de roupas e de cosméticos, são os responsáveis pela criação do padrão de corpo magro para as mulheres e de corpo definido para os homens.
O problema não é o desfile nem a propaganda, mas a insatisfação com a autoimagem das pessoas que não se enquadram no perfil ideal.
Pessoas que fazem o que for necessário para seguir as tendências da moda vestuária e física passam a utilizar recursos cirúrgicos, para alcançar o que se chama de ideal. O uso demasiado desse recurso, que deveria ser empregado para corrigir falhas biológicas, genéticas ou pós-cirúrgicas causa distorção física e facial, além disso o paciente já perdeu todo o senso de personalidade e expressão individual.

Um recurso viável a curto prazo é o atendimento feito por psicólogos na rede pública de saúde, pois distorção de autoimagem é um distúrbio psicológico. Mas, para que esse serviço tenha o efeito desejado, o governo deve utilizar as mídias para divulgar o quadro clinico de uma pessoa com esse distúrbio e o serviço disponível.
http://www.opovo.com.br/app/opovo/jornaldoleitor/2011/09/10/noticiajornaldoleitorjornal,2293979/os-disturbios-de-autoimagem-e-o-consumo.shtml
Belo texto Parabens





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