Modelo demasiado magra obriga marca de roupa a retirar fotografia publicitária

A marca de roupa britânica Topshop viu-se envolvida numa polémica depois de ter publicado uma campanha publicitária com uma modelo que parece extremamente magra numa das imagens

A celeuma foi tão grande que a Topshop se viu obrigada a retirar a fotografia da modelo, assegurando, porém, que tudo não passa de uma fotografia mal conseguida e que a modelo é saudável, não tendo qualquer problema de anorexia.


A modelo em questão tem 18 anos, é australiana e chama-se Codie Young. Na imagem da polémica, para a linha Prim and Proper, a modelo aparece com grandes óculos de sol e uma silhueta que se intui demasiado magra debaixo do vestido azul que enverga.

Após um coro de críticas por parte de indivíduos e associações de apoio a vítimas da anorexia nervosa, a marca de roupa viu-se obrigada a substituir a fotografia por uma outra em que a modelo já parece um pouco mais robusta.
O porta-voz da Topshop, Andrew Leahy, reconheceu que a modelo parecia demasiado magra naquela fotografia em concreto, mas garantiu que Codie Young é perfeitamente saudável e que veste o número 36 (e não o 32, como alguns media tinham avançado). “O vestido que ela tinha posto era o número 38 e talvez por isso pareça mais magra do que na realidade é”, explicou Andrew Leahy. “Eu estive com ela na sessão fotográfica e ela é uma rapariga perfeitamente feliz, saudável e normal”, garantiu ainda o mesmo responsável.
A própria manequim veio igualmente a público explicar que não é anoréctica e que reivindica o direito a ser “naturalmente magra” sem que seja acusada de padecer de doenças.
A jovem já foi capa da edição australiana da “Vogue” e trabalhou para marcas conhecidas como a Calvin Klein, Chanel, Lanvin e a Marc Jacobs, relata o “El País”.
“Sinto-me magoada com estes comentários (...) É muito pouco ético que me acusem de não comer com comentários como ‘parece doente’. Sou naturalmente magra, fui assim a vida toda porque o meu pai é muito alto e a minha mãe magra”, escreveu a adolescente australiana no seu blogue pessoal.
Um dos casos mais dramáticos de uma modelo que sofria de anorexia foi vivido pela francesa Isabelle Caro que chegou a pesar 31 quilos, com 1,64 metros. Morreu da doença, em Novembro de 2010, com 28 anos. Dois meses depois, a mãe da modelo cometeu suicídio.

 

E A SAGA DAS MODELOS CONTINUA... NADA MUDOU EM PLENO SECULO XXI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo