Corpo, beleza e consumo na atualidade
Um pouco da minha opinião sobre o assunto publicada ontem no Jornal Brasil Economico
BRASIL ECONÔMICO (SP) • COLUNAS • 28/7/2011
SELMA FELERICO
Corpo, beleza e consumo na atualidade
Desde meados do seculo 20 e seu apice no 21, assistese a uma crescente idolatria pela perfeicao estetica e corporal da sociedade, em todas as classes sociais e faixas etarias. O corpo bem definido, sarado e trabalhado representa o dominio sobre a natureza, o simbolo da beleza no imaginario coletivo, tornando-se uma escrita altamente reivindicada e fundamentada no imperativo de se transformar, se modelar e se colocar no mundo. A gordura, flacidez e sedentarismo simbolizam a indisciplina, o descaso.
As pessoas sao culpadas pelo fracasso do proprio fisico. O ideal de perfeicao popularizou-se, principalmente, nos anos 1970. O excesso de exposicao das modelos fotograficas e das manequins, tornando-as celebridades, ditou um novo padrao de beleza para a mulher. Uma beleza a ser alcancada e, por que nao dizer, a ser consumida diariamente pela mulher, juntamente com os produtos e servicos representados por ela.
A beleza significa um empreendimento a ser valorizado da melhor maneira possivel e a merce de seus sentimentos esteticos, gerando novas praticas de consumo. Para muitas e essencial administrar seu corpo, da mesma forma como sao gerenciados seus outros patrimonios e dos quais a perfeicao fisica se aproxima cada vez mais. Os anuncios publicitarios apresentam o discurso de gsucesso h das pessoas que mantem o corpo belo e passam a fazer parte da memoria afetiva do consumidor. Mais do que textos persuasivos, carregados de desejo, o corpo perfeito aparece como algo fundamental para uma nova vida: gleve h, gbem acabada h e gfeliz h. Sao significados facilmente reconhecidos e marcantes, que fazem parte do repertorio coletivo na atualidade.
A midia adquiriu um imenso poder de influencia sobre os individuos, massificou a paixao pela moda e tornou a aparencia uma dimensao essencial na sociedade. A cirurgia plastica, um servico elitizado acessivel somente a famosos e pessoas pertencente a classe A, passou a ser popular. Ha informacoes a respeito do valor das cirurgias ou formas de pagamento em varias pecas publicitarias, sites e ate faixas de rua, cujo parcelamento e plano de estetica sem carencia indicam a popularizacao dos tratamentos e operacoes para esculpir o corpo. A sociedade esta cada vez mais obcecada emser perfeitamente bela e retardar o envelhecimento. Curiosamente, enquanto o discurso publicitario privilegia a exclusividade - a oportunidade de voce ser unico e diferente ao adquirir o produto, as mulheres submetem-se a intervencoes cirurgicas e tratamentos esteticos no intuito de se assemelhar umas com as outras.
O sentimento de pertencimento e mais significativo do que a vontade de se destacar perante os demais.
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