Plásticas aumentam até 50% em Rio Preto e nova norma busca segurança




Regra obriga médico a preencher formulário que dá respaldo legal a paciente


Agência BOM DIA
tODO início de verão e de inverno é a mesma coisa. As clínicas de cirurgia plástica de Rio Preto lotam de pessoas que querem dar um retoque no visual.
O aumento chega a ser de até 50%. Os pacientes aproveitam as férias para se cuidar melhor no pós-operatório.
O período é propício para fazer a desejada cirurgia plástica, mas o paciente deve se inteirar sobre todo o procedimento para evitar frustrações e até mesmo risco de morte.
Há pouco mais de um mês, todos os cirurgiões plásticos estão obrigados a preencher, com o paciente, documento denominado: “normas informativas e compartilhadas de cirurgia plástica”, desenvolvido pela Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do Conselho Federal de Medicina.
“É um instrumento muito importante e uma garantia maior para o paciente de que ele não saia do consultório infeliz com o resultado”, diz o cirurgião plástico Walfredo Cherubini Fogaça, de Rio Preto.
formulário é dividido em três fases: pré-operatória, trans-operatório (no momento da cirurgia) e pós-operatório.
“Muitos pensam que uma lipoaspiração ou um implante de silicone são procedimentos simples. Na verdade são cirurgias e envolvem riscos.”

Segundo Fogaça, com o formulário os médicos serão obrigados a explicar todas as fases aos pacientes, mostrar qual o resultado que pode ser esperado e os riscos do procedimento.
“Uma cirurgia de abdômen deixa marca de um lado ao outro da parte frontal. O paciente precisa saber disso antes de se decidir por fazer”, diz.
O cirurgião já deixou de operar uma paciente que o procurou. Ela queria só colocar prótese de silicone nos seios. Mas a flacidez exigia que o procedimento fosse outro.
“Expliquei para ela. Mostrei onde ficariam as cicatrizes. Ela desistiu. Melhor assim do que depois se sentir frustrada.”
Fogaça orienta quem vai passar por cirurgia plástica a perguntar para outros pacientes do médico sobre resultados e questionar o especialista em todas as suas dúvidas.
Foi o que fez a auxiliar de faturamento Sandra Regina Garcia, 41 anos.
Ela fez plástica de seio e abdômen. Mas antes, foi buscar referências da cirurgiã que a operou e informações sobre como ficariam as cicatrizes.
“Estou satisfeitíssima com o resultado. É mais do que eu esperava”, diz.
Procedimentos/De 2001 a 2008, 209 processos tramitavam no Cremesp contra procedimentos estéticos. Esse é o dado mais recente do Conselho Regional de Medicina e se refere ao estado.
As campeãs de reclamações são a lipoaspiração e lipoescultura, com 70 processos. Logo atrás vem a prótese de silicone, com 42 processos.
Outra dado importante é que entre os médicos processados, 38% são reincidentes.

http://www.redebomdia.com.br/noticias/dia-a-dia/56826/plasticas+aumentam+ate+50%25+e+nova+norma+busca+seguranca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo