28 de maio, Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher



Problemas cardiológicos, que até pouco tempo eram conhecidos por atingir os homens, passam a incidir mais em mulheres. A informação vem da Associação Americana de Cardiologia, referência mundial em saúde do coração, a qual tem realizado estudos que mostram que as doenças cardiovasculares não são exclusividade dos homens. As pesquisas científicas ainda são recentes, tiveram início somente na década de 90, e revelam que o coração das mulheres é mais vulnerável a infartos do que se supunha. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também faz um alerta: as doenças do coração são a principal causa de morte de mulheres no mundo.



Alguns fatores de risco como diabetes, depressão, hipertensão, obesidade e tabagismo - comuns a homens e mulheres -, também são mais nocivos ao organismo feminino que ao masculino. Além disso, as mulheres ainda contam com outros agravantes, como o uso da pílula anticoncepcional, que associada ao hábito de fumar, aumenta a síntese no fígado de fibrinogênio - substância que desempenha um papel importante na coagulação do sangue.



Outro item importante para a saúde do coração é a prática de exercícios físicos, segundo o médico Luiz Fernando Kubrusly, diretor clínico do Hospital VITA Batel. "Em 2002, sugeria-se a prática de meia hora diária de exercícios físicos. Agora a indicação é para que as mulheres pratiquem vinte minutos diários de atividades. Pois, com uma frequência de cinco a sete dias por semana, durante 20 minutos, o risco de ataque do coração cai mais de 30%", avisa.



O médico explica que, ao realizar atividades físicas, além de melhorar a saúde em todos os aspectos, é possível treinar o coração e usá-lo como um guia para ajudar a obter os resultados desejados. Além disso, personalizar os treinos de acordo com os objetivos é primordial.



Ao observar o funcionamento do corpo, especialistas concluíram que há faixas de batimentos cardíacos nas quais o organismo responde de forma diferente a cada uma delas - são as chamadas Zonas de Batimentos Cardíacos Alvo ou Zonas de Treinamento. Existem faixas em que a pessoa deve se exercitar para alcançar cada objetivo que deseja: perda de gordura, aumento de resistência física, entre outros.



Como achar a Zona de Batimentos Cardíacos Alvo?

A Zona de Batimentos Cardíacos Alvo pode ser achada com um método simples. Basta diminuir a idade da pessoa de 220 para calcular o Batimento Cardíaco Máximo (BCMax). Na sequência escolhe-se o objetivo de treinamento e multiplica-se o resultado obtido do Batimento Cardíaco Máximo pelas porcentagens correspondentes, com isso acha-se a Zona de Batimento Cardíaco Alvo. Conforme informações abaixo.



Zonas de Treinamento ....................................................... Batimento Cardíaco Máximo

Saúde do coração / Zona de aquecimento ........................... 50% - 60%

Queima de gorduras / Zona de Fitness ................................ 60% - 70%

Resistência / Zona Aeróbica ............................................... 70% - 80%

VO2 Máximo / Zona de Performance/ Zona Anaeróbica ......... 80% - 90%

Esforço máximo / Zona da Linha Vermelha .......................... 90% - 100%



Exemplo: uma pessoa com 30 anos tem o seguinte Batimento Cardíaco Máximo (BCMax): 220 - 30 = 190. Supondo que o objetivo do treinamento dessa pessoa seja a queima de gordura, a Zona de Batimentos Cardíacos Alvo dela seria entre 114 (190 x 60%) e 133 (190 x 70%) batimentos cardíacos por minuto.



"É bom lembrar sempre que a prevenção continua sendo o ‘melhor remédio’. Mulheres de todas as idades devem fazer uma visita anual ao cardiologista, principalmente antes de iniciar atividades físicas, e adotar hábitos mais saudáveis", conclui Dr. Kubrusly.

Disponivel: http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?id=22602&op=saudeAcesso em 28 de maio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo