Os riscos da lipoaspiração

Devido ao esforço necessário para obter um emagrecimento saudável, ou seja, dieta saudável e exercício, algumas pessoas optam por um procedimento cirúrgico denominado lipoaspiração. Mas, será que a lipoaspiração é um procedimento que proporciona um emagrecimento seguro?


Na lipoaspiração, uma cânula que pode ter diferentes diâmetros é inserida no paciente no local onde há acúmulo de gordura. Esta cânula aspira à gordura localizada do corpo do paciente.

É importante saber que a lipoaspiração não é um meio de emagrecer. Ela é indicada para as pessoas que possuem um acúmulo de gordura localizada que não se consegue eliminar através de exercícios físicos e cuidados na alimentação.

Por ser uma cirurgia, a lipoaspiração apresenta diversos riscos, dentre os quais:

Embolia: ocorre se a placa de gordura ou a placa de sangue se desloca, obstruindo os vasos sanguíneos.

Infecções: Pode ocorrer em qualquer cirurgia. O local da incisão pode infeccionar com bactérias, por isso, é importante manter a região limpa.

Reações alérgicas a anestesia: você pode ser alérgico ao principio ativo da anestesia, podendo mesmo ser intoxicado o que leva o coração a parar.

Perfurações viscerais: durante a lipoaspiração o médico não consegue observar onde inseriu a cânula o que aumenta o risco de danos em órgãos internos.

Necrose da pele: a pele da área onde foi feita a lipoaspiração pode necrosar, mudar de cor e cair.

A lipoaspiração não pode ser feita em pessoas que apresentam excesso de peso exagerado ou muita flacidez na pele. Também é contra-indicada para pessoas hipertensas, alérgicas ou arrítmicas.

O procedimento não pode ser feito em pessoas com menos de 18 anos.

Precauções antes de uma cirurgia:

Procure saber se o médico é confiável. Consulte o CRM da região para se informar sobre o médico. Procure um médico que seja especializado em cirurgia plástica.

Nunca faça a lipoaspiração no primeiro médico que consultar: busque uma segunda e até uma terceira opinião de outros especialistas para que não reste nenhuma duvida.

Visite o local onde fará a lipoaspiração: confirme se seu funcionamento é autorizado pela ANVISA.

Faça todos os exames necessários antes de fazer a cirurgia: é necessário o exame físico do paciente, histórico clinico, raios-X de Tórax, hemograma, exame cardiológico, coagulograma (que avalia o sistema de coagulação do sangue).

Não se deixe levar por preço baixo e facilidade de pagamento. A segurança vem antes de tudo. E, antes de optar pela cirurgia, tenha certeza de que já tentou os outros métodos. Afinal, uma dieta balanceada e exercícios físicos são métodos de emagrecimento mais seguros e fazem bem à saúde!

Disponivel < http://www.dicasgratisbrasil.com/os-riscos-da-lipoaspiracao/ > acesso em 19 de janeiro de 2011

Comentários

  1. tenho muita vontade de fazer uma lipoaspiraçao, mais o medo é bem maior que a vontade. eu ja tentei perde as gorduras localizada mais nao tem jeito ela nao saem rs o que vc me indica?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo