O CORPO COMO OBJETO DE ARTE PIERRE JEUDY

HENRI-PIERRE JEUDY

HENRI-PIERRE JEUDY é sociólogo do Centre National de la Recherche Scientifique — CNRS (Laboratório de Antropologia das Instituições e das Organizações Sociais — LAIOS) e professor de estética na Escola de Arquitetura de Paris-Villemin. Autor de obras sobre o pânico, o medo, a catástrofe, as memórias coletivas e os patrimônios, publicou entre outros Le Désir de catastrophe (Aubier, 1990), Éloge de l’arbitraire (PUF, 1993), L’Ironie de la communication (La Lettre volée, 1996), Sciences sociales et démocratie (Circé, 1997) e Le Corps et ses stéréotypes (Circé, 2001). Também é autor de obra romanesca: Les Sortilèges du gisant (Klincksieck, 1990) e Conte de la mère morte (La Lettre volée, 1997), e ainda de crônicas como Aligato (La Lettre volée, 1999).
O CORPO COMO OBJETO DE ARTE

O corpo, esse imenso canteiro para artistas...

Esta obra não pretende tratar do corpo na pintura ou na escultura, mas das incidências da criação artística e da literatura sobre sua estética quotidiana. A fantasia do corpo tomado como objeto de arte é um estereótipo de nossa idealização estética. Ela se constitui extraindo seus recursos das artes plásticas e da escrita literária.
Não se trata dos modelos de beleza ou do estetismo do dândi, mas dessa vertigem das imagens corporais que nos oferece a ilusão de nossas metamorfoses. As inscrições sobre a pele, a aparição do esqueleto, a visão do sangue e dos pêlos fazem do corpo a “matriz ideal da metáfora”.
Jamais o corpo foi tão exibido e interpretado ao mesmo tempo em que todo mundo concorda em dizer que ele é um enigma. Com a arte corporal e as performances artísticas, o corpo se faz obra viva. Em vez de ser falado, ele se torna linguagem. É a apologia do contágio estético! Esses novos símbolos da exibição artística puseram fim ao poder do espelho? Parece mais que a paixão do duplo prossegue: nos laboratórios de criação artística das imagens virtuais, é o mito do corpo puro que vem instituir a crença em uma nova corporeidade.
Sobre o livro
Desde as antigas práticas de mumificação do cadáver até o atual lifting, promotor da juventude de milhares de corpos vivos, não haveria uma teimosa inclinação humana voltada à transformação do corpo em objeto de arte? O fascínio pela exibição do corpo esculpido cotidianamente e a obsessão de estetismo não seriam maneiras de frear a labilidade das imagens corporais, ou ainda um modo de emoldurar a vida humana num campo estético fixo? O ideal da beleza suprema não exprimiria a inacessibilidade dos corpos tanto quanto a sublimação do desejo?
Henri-Pierre Jeudy não se furta a examinar questões desta natureza, tanto na arte quanto na vida quotidiana. Sociólogo, professor de estética e autor de diversos trabalhos sobre as artes e a cultura contemporânea, Jeudy desconforta o leitor pouco habituado à percepção de estereótipos que sustentam os ideais da beleza corporal hoje em expansão. Ele torna estes estereótipos visíveis, mesmo quando o corpo é colocado no centro dos dilemas da arte e da cultura: nunca como em nossos dias o corpo foi tão interrogado, vasculhado, interpretado e, ao mesmo tempo, tratado como a derradeira fronteira a ser desvendada, o último mistério a ser decifrado... o grande enigma. Para Jeudy, o estereótipo se faz presente, também, nesse meio paradoxal, resultando de uma alteridade produzida. Por isso, não crê numa singularidade anterior a toda estereotipia e percebe o corpo transformado em obra de arte numa miríade de circunstâncias, épocas e lugares, incluindo a literatura, a mitologia, a filosofia, as artes plásticas e a dança. O corpo como objeto de arte não deixa de ser, contudo, uma aposta dupla: na deliberação de sua morte e na sua imortalidade.
Ao longo dos capítulos, o risco do esteticismo emerge, também, junto à massa de discursos que vem se apoderando cada vez mais amplamente do corpo para interpretá-lo antes mesmo de suas performances. Mas o autor não salva o corpo e a arte deste risco. Ele intensifica as suas condições de possibilidade. Por isso, sua análise se descola rapidamente da busca de uma suposta singularidade perdida, ou de alguma descoberta que lhe garantisse revelar o último estereótipo da interpretação.



Denise Bernuzzi de Sant'Anna

Departamento de História – Pós-Graduação, PUC-SP

(Texto de orelha)








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo