O CORPO FEMININO NO CINEMA


Como o corpo feminino é mostrado no cinema
É o livro que a professora Ana Mery Sehbe De Carli está lançando, em que relaciona o corpo da mulher à sétima arte, onde aponta e classifica sutis diferenças. Chamado O corpo no cinema: variações do feminino (Educs, R$ 45, 232 págs.), o estudo mapea-se categorias para o corpo feminino usando o cinema como suporte e representação.
Foram selecionados 32 filmes para a pesquisa. Todos eles são do circuito comercial com bons indicadores de audiência, têm distribuição ampla através do cinema e de locadoras, possuem protagonistas reconhecidas pela beleza e pela popularidade do papel interpretado, descrevem histórias ou contextos que apresentem crise de paradigmas, são filmes inovadores, polêmicos, também estimulam o estudo das transformações socioculturais. Essas películas foram realizados no período de 1930 a 2005. Diario Gaúcho
O corpo foi classificado como:
♦ Corpo fatal: aciona o arquivo mental de estrelas estonteantes e malvadas como Greta Garbo, Rita Hayworth, e as atualizações Sharon Stone e Madonna.

♦ Corpo erótico: abriga o perfil da pin-up, ou seja, a mulher bela sensual, ingênua, uma iniciativa planejada de desculpabilizar a beleza, a sensualidade e os seculares mistérios ameaçadores da sexualidade feminina. As telas são para Marilyn Monroe, Jane Fonda, Brigitte Bardot.

♦ Corpo emergente: dedica-se a outras preocupações, não se fala do excesso ou da purificação da sexualidade, mas de direitos à realização pessoal, à profissão, à ambição. Não são as gostosas, mas as inteligentes como Meryl Streep em KramerX Kramer e, ainda, Diane Keaton, inseparável de Annie Hall.

♦ Corpo híbrido: é a mistura de duas naturezas diferentes compondo espécies terceiras, quartas, quintas, que deverão mudar nossas pré-concepções de beleza e forma. Transsexuais, transgenéticos e biocibernéticos são os corpos híbridos em desfile, incorporando travestis, aliens, andróides, replicantes e robôs.

♦ Corpo voador: é o corpo em processo de aprimoramento continuo.
Mais uma bela entre tantas categorizações do corpo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo