LIVRO SOBRE O RETRATO DA MULHER NA MIDIA .


MULHER DE PAPEL” ANALISA A REPRESENTAÇÃO FEMININA NA IMPRENSA
Existe mulher de verdade nas revistas femininas? Como a mídia impressa vem mostrando a adolescente, a adulta e a mulher madura? Quais modelos são mais frequentes? Uma extensa pesquisa da jornalista
Dulcília Buitoni revela que a imagem da mulher na imprensa feminina brasileira é refletida segundo as conveniências da sociedade. O resultado desse minucioso trabalho está em seu livro Mulher de papel – A representação da mulher pela imprensa feminina brasileira, lançamento da Summus Editorial. Nessa clássica obra do jornalismo, a autora analisa a representação feminina na mídia impressa, destacando padrões e tendências em mais de 150 anos de páginas dedicadas à mulher.
A segunda edição – revista, atualizada e ampliada – chega quase trinta anos depois da publicação do primeiro livro, com mais dois capítulos redigidos para completar a linha do tempo da imprensa feminina brasileira. A obra aborda desde a mocinha casadoira e pouco alfabetizada de 1880 até a celebridade siliconada de 2001, mostrando como meninas, jovens e adultas estiveram e estão sob a influência poderosa da mídia impressa especializada. “Passadas algumas décadas, continuo a procurar mulheres de verdade nas revistas femininas, embora saiba que publicidade e consumo lidam principalmente com mitologias”, revela a autora.
Fruto de uma tese de doutorado desenvolvida em 1980, o livro traz um levantamento histórico, incluindo informações e imagens a respeito dos diversos periódicos para mulheres na imprensa brasileira. “Trata-se de uma amostragem representativa, servindo para dar uma ideia bem concreta do que se fazia no século passado até chegar a nossos dias”, afirma Dulcília, que pesquisou a iconografia da área durante quase dois anos para compor um livro de abordagem histórica pioneira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo