NAVEGANDO PELA INTERNET ENCONTREI ESTA NOTÍCIA. AFINAL BEBIDA ENGORDA OU NÃO? É CALÓRICA OU NÃO? FONTE SITE jORNAL EXTRA - rj


Enviado por Mariana Muller -
5.9.2009
15h40m

O eterno dilema da cerveja
Médico francês diz que a bebida não engorda. Nutricionistas discordam

Nos homens, algumas mulheres até acham charmoso. Mas, entre elas, não há perdão: a tal “barriguinha de chope” acaba com qualquer silhueta. Para evitá-la, muitas abrem mão da cervejinha com as amigas, o que, para o médico francês Gérard Mégret, é um sacrifício em vão. Autor do livro “Fausses idees et vraies questions sur votre santé” (Falsas ideias e questões verdadeiras sobre a sua saúde, da Solar Editora), ele garante que a cerveja não engorda e quem a consome com moderação, ou seja, dois copos ao dia, tende a beliscar menos entre as refeições e sente menos necessidade de ingerir doces. Para reforçar sua tese, ele cita o fato de os japoneses consumirem mais a bebida do que os alemães, e serem, em sua maioria, mais magros.
Mas, para especialistas brasileiros, esse conceito pode estar equivocado. O nutricionista Hélio Ventura condena esse tipo de argumento:
— Quando ingerimos álcool, seja cerveja ou outra bebida, temos uma baixa de glicemia que resulta em uma “fome” ainda maior.
Nutricionista da Clínica Dicorp, Cristiane Novatto concorda e acrescenta que bebidas como a cerveja atraem os petiscos. Segundo ela, o peso dos goles a mais pode ser indigesto na hora de contabilizar as calorias.
— O consumo excessivo do líquido junto com outros alimentos proporciona uma dilatação do estômago, que passa a exigir cada vez mais um volume maior de alimentos. O excesso de peso adquirido, principalmente nos homens, tende a se concentrar na região da cintura e do abdômen. É bom lembrar que tomar uma cervejinha em um dia da semana não vai causar estragos no corpo de ninguém, mas muitos copos, sim — alerta Cristiane.
Um copo de 300 ml de cerveja possui, em média, 110 calorias. Mas, quando associado a outras guloseimas, a ingestão de calorias pode triplicar. Para a nutricionista do Hospital Balbino Tereza Labanca, a cerveja tem um teor alcoólico baixo, 6% de álcool em média, mas o problema é que acaba sendo apreciada em grande quantidade:
— Como os efeitos do álcool demoram a aparece, a pessoa continua ingerindo. A bebida não é muito calórica, uma latinha tem em média 130 calorias, o que equivale a uma barra de cereal. Porém, nunca vem só.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo