Mesmo não sendo fã ou seguidora da obra de Michal Jakson, faço questão que todos leiam este texto... traduz muito do que é a sociedade do espetáculo.

que tem no discurso midiático o centro da mensagem..

Encontrei esta pérola no site

http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=59450 em 10 de julho ; o texto é de

*Toni C., DJ e produtor. Autor do vídeo documentario "É Tudo Nosso! O Hip-Hop Fazendo História", organizador do livro "Hip-Hop a Lápis" e membro da Nação Hip-Hop Brasil e da equipe do Portal Vermelho.

Ouvi a notícia da morte de Michael Jackson no mesmo lugar onde há sete anos recebia outra notícia subita, a morte de Sabotage. Na capital gaúcha do Rio Grande do Sul, na primeira vez, foi participando do Fórum Social Mundial, desta, da Feira Internacional de Software Livre, numa gelada noite daquela quinta-feira. Estava num quarto de hotel saltando de pensamentos e de canal em canal na TV, quando vi imagens de Michael Jackson com algum repórter falando e fui me dando conta. Caramba! Michael Jackson morreu! - Mas Michael Jackson morre? - pensei.
DangerousO maior artista pop de todos os tempos. Era uma espécie de semi-deus. Sei que dividia opiniões, entre perseguidores implacáveis e fãn-náticos ardorosos. O que me parece impossível, é alguém se manter indiferente ao rei do pop.

O rap nacional por exemplo, tem influência direta de Michael Jackson. Seja na linha ''ABC'' da primeira fase do cantor semelhante aos melôs e as rimas descontraídas de Pepeu, MC Jack e Sampa Crew.
''E a professora perguntava A, E, I, O, U...'' (Sampa Crew)
Ou na linha ''Bad'' com o rap sério de denúncia com cara de mau.
Sabe a música Juri Racional? Se você conhece Racionais Mc's pela Transamérica ou MTV é claro que não conhece. Mas foi uma música gravada no disco Raio X do Brasil, em 1992. Na época um amigo de escola me perguntou:
- Toni, os Racionais está falando nessa música do Michael Jackson, não é?
''Se soubessem o valor que nossa raça tem.Tingia a palma da mão, pra ser escura também.Nosso juri é racional, não falha.Porque?Não somos fã de canalha.'' (Racionais Mc's)
O rei bebeu cicuta Para o escritor Gay Talese, a imprensa é o assassino de Michael Jackson, ''A autópsia vai apontar ataque cardíaco ou qualquer outra versão oficial. Mas ele vinha morrendo aos poucos há cinco anos, graças à humilhação imposta pelo desserviço de alguns jornalistas, aqueles que noticiaram como verdadeiras as declarações de pessoas que teriam sido abusadas por Michael Jackson.''

Sua autópsia foi feita em vida, como definiu Amir Labaki.

Falar mal das pessoas é talvez a maior epidemia humana, tão contagiante quanto bocejar e mais irresistível que se coçar. Falar mal de Michael Jackson tem mais uma vantagem considerável. Por mais que falemos, ele nunca baterá na nossa porta pra fazer um barraco.

Existe uma espécie de anístia instantânea que é própria aos mortos. Onde preferimos guardar, criar e acentuar os traços bons enquanto os atos falhos são atenuados, esquecidos. Até nisso Michael Jackson parece único. Sua morte segue seu estilo misterioso. E quebra sua biográfia em duas partes difíceis de juntar, de um lado o artista genial que provocava cartase coletiva e do outro as polêmicas de um criminoso com insanidade mental que deveria estar preso.

Descobri que é mais fácil ser fã de Michael Jackson morto do que com ele em vida, pois assim sabemos que não seremos supreendidos por nenhuma bizarrice.
Você já viu Moowalker com palavras?Poderia tentar compensar falando de doações para entidades e projetos como o We Are The World, destinado a atenuar a fome na África, mas ainda assim estaria no campo do culto a personalidade. Prefiro no lugar mostrar um Michael Jackson que a mídia não mostra. Nem o mocinho nem o bandido, mas o rapaz comum.

Black or Whyte?- O cara trocou a cor da pele dele. Ficou branco. - É uma das grandes polêmicas que cerca o rei do pop. Até parece que trocar o visual que temos, para adotar outro novinho em folha e melhor aceito, não é tão comum quanto tingir ou alisar o cabelo. Alguém pode me dizer: ''Tá bom, mas tingir o cabelo não é o mesmo que trocar a cor de pele.'' É verdade, a diferença é que ainda não conseguimos compra na perfumaria do bairro uma tintura para trocar a cor da pele.
Apesar disso, já vivemos num país recordistas de cirurgia plástica estética, onde meninas adolescentes morrem de anorexia para ter o corpo ''perfeito''. Com bronzeamento artificial a todo vapor nas clínicas de estética, apesar dos riscos de câncer de pele e mortes em seções de lipoaspiração se tornam cada vez mais comuns, e as academias estão lotadas de valentões se entupindo de esteróides e anabolizantes.
Jackson FiveOutros dizem que ele carregava um trauma de infância, por apanhar do pai que tratava todos os seus irmãos de maneira rígida impondo um regime de ensaios que ia até à exaustão. Como se o trabalho infantil não fosse uma realidade presente em todos cruzamentos das cidades, com garotos vendendo balas, fazendo malabaris, pegando bolsas emprestadas das senhoras. Ou mesmo pais de famílias tradicionais e mais afortunadas, que obrigam os filhos a seguir suas profissões indiferente da opinião pessoal e felicidade dos filhos.
ThrillerTambém é recorrente as especulações sobre a ''frágil saúde'', do cantor, evidenciada por mascaras de respiração, balões de oxigénio nos shows e dependência de fortes medicamentos. Esta até o momento que escrevo este artigo é a mais provável causa de sua morte.
Simultâneo as especulações entra em vigor a lei que proíbe fumar cigarros em locais fechados (em locais fechados? é preciso lei?) Também é polêmico a taxa de alcool no sangue para um motorista ser considerado embreagado. Vamos continuar acompanhando todos os detalhes da autópsia hollywoodiana de Michael Jackson e ignorar a epidemia de crack em nosso país. Vamos continuar pedindo a legalização da maconha e continuar nos auto medicando na próxima dor de cabeça, quando tivermos insônia ou tomar um comprimidinho azul com catuaba se falharmos na hora H, é claro seguido de explicações: ''- Isso nunca me aconteceu antes!''
The Girl is MineA mais grave acusação que pesa sobre cantor é de abuso sexual com crianças. Façamos de conta que a exploração e o abuso sexual infantil não está presente em todos os grandes centros, cometidos muitas vezes por familiares. É mais fácil chamar este grave problema por um nome mais pomposo ''pedofilia'' sem essa de dizer que o culpado disto tudo é a miséria, seja ela econômica ou moral, isso é discurso engajado. Vamos declarar como culpado Michael Jackson e a internet e devemos censurar ambos.
Go To Be ThereQuando esteve no Brasil, subiu o morro, no Pelorinho na Bahia e Dona Marta no Rio de Janeiro com o peito aberto. Caiu no samba, literalmente. Até nisso podemos fazer um paralelo e percebê-lo mais comum do que parece, como qualquer gringo que perde a linha no carnaval brasileiro.
JAMVocê já se perguntou? Como o astro maior da milionária indústria do entertenimento, fez sucesso dos cinco aos cinquenta anos, bateu todos os recordes de vendagem, ganhou prêmios, se tornou a pessoa mais conhecida do planeta e deixou como herança para seus filhos uma milionária dívida?
Off The Wall (street)É verdade que dinheiro não trás felicidade. Como repetiu inúmeras vezes Ana Maria Braga em seu programa, para dizer que ele tinha um e não o outro. Apesar de nunca ter vísto Ana Maria abrir mão de seu dinheiro pra ser feliz. Isso serve mais uma vez para acusar Michael Jackson de excêntrico. Como por ter adquirido e ter de desfazer de um parque de diversões, para pagar dívidas.
Engraçado que isso para mim soa mais comum do que parece. Como qualquer pessoa que tem emprego, salário razoável e estoura o cartão de crédito e se afoga em dívidas eternas. Ou as grandes empresas que após baterem recordes de produção simplesmente abrem falência, são sólidas e desmancham no ar. A Chevrolet, por exemplo, já foi considerada a maior empresa do planeta só não faliu porque foi comprada pelo estado americano. E o próprio todo poderoso Estados Unidos, a maior nação do planeta, como pode entrar em colapso e criar uma crise global?

Éh! Desculpe-me informar, mas para mim, Michael Jackson, somos todos nós.
No DivãSe Sigmon Freud o pai da psicanálise estivesse vivo, aposto que mudaria o conceito de subconsciência e o apresentaria assim: Ego, Super-ego e Michael Jackson.
O que fizemos com Michael Jackson? Será que fomos justo com alguém que emocionou um planeta inteiro com passos geniais e música de amor e esperança? Que civilização esquisita e atrasada, hábeis em criar e destruir seus próprios ídolos, dirão nossos netos num futuro recente.

Quem não gostaria de viajar ao redor do mundo? Jogar basquet com Jordan? Tocar guitarra com Slash? Dançar como Fred Astaire? Flutuar como Coperfild? Casar com a filha do rei? Frequentar as festas mais badaladas? Ser o centro das atenções? Alcançar o desempenho máximo naquilo que faz? Ganhar prêmios de baciada? (...) Quem?

Tenho a impressão que toda a humanidade fica pior quando surge um Hittler ou quando jogamos bombas nucleares em Nagazaki. Nos tornamos melhores quando revelamos pessoas como Ghandi ou Martin Luter King. Mas e Michael Jackson? Negro ou branco? Mocinho ou bandido? Louco ou gênio? Já pensou que loucura se acordássemos num belo dia e descobríssemos que somos todos excêntricos e Michael Jackson é que foi humano!?
A EstrelaMichael Jackson foi uma verdadeira estrela, viveu como estrela e na hora que qualquer mortal vira estrela, Michael Jackson não deixou por menos. Virou estrela.

De um mestre a outro n'A hora da Estrela, Clarice Linspector: ''Não vos assusteis, morrer é um instante, passa logo, eu sei porque acabo de morrer com a moça. Desculpai-me esta morte. É que não pude evitá-la, a gente aceita tudo porque já beijou a parede.''

O réu culpadoSobre a música dos Racionais Mc's, nunca soube quem é o réu do Juri Racional. Mas me parece que Michael Jackson, foi mesmo mais um, só mais um, Negro Drama. Que viveu intensamente entre o mais estrondoso sucesso e a profunda lama. Teve sua identidade violada, foi ridicularizado, seduzido, enganado e assassinado por este sistema falido.

Descanse em paz, pra quem vai.Pra quem fica, luta.Who's bad?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo