AFINAL MALHAR QUEIMA GORDURA?



10/6/2009 14:00:00 fonte:

http://sportlife.terra.com.br/index.asp?codc=1082
O corpo queima mesmo gordura depois do exercício?
Estudo põe pá de cal na crença de que malhar nos transforma em queimadores de gordura
Exercícios leves não garantem queima de gordura nas 24 horas seguintes

O corpo queima mesmo gordura depois do exercício?

Muita gente começa a malhar embasado na crença de que o corpo queima gordura não apenas durante a sessão de exercício, mas nas 24 horas subsequentes a ela. Não é o que parece. Ao menos para quem malha durante pouco tempo. É o que garante Edward Melanson, da Universidade do Colorado, EUA, que teve seu trabalho publicado na revista Sport Sciences Review. “Fazer 1 hora ou menos de atividade física tem muito pouco impacto na oxidação da gordura pós-exercício”, disse.
De acordo com ele, a maior parte dos estudos que procuraram uma associação entre exercício e queima de gordura não acompanharam os voluntários por um período muito longo nem pessoas que haviam se alimentado. O grupo de Melanson avaliou um grupo de pessoas em um cenário mais próximo ao da vida real e o acompanhou durante as 24 horas pós-malhação, analisando quem se alimentou ou não depois da academia. “Não é que o exercício não queima gordura. O problema é que nós repomos as calorias. A atividade física aumenta a capacidade de queimar gordura, mas se repomos as calorias, então todo o benefício é perdido.” Segundo o pesquisador, os resultados não devem desencorajar as pessoas a praticar atividade física, mas inspirá-las a se tornarem mais realistas sobre o que gastamos e o que repomos.
O grupo de pesquisadores acompanhou 10 voluntários bem condicionados e magros, 10 magros e destreinados e 8 não condicionados e obesos durante a sessão de exercício e de repouso. Todos foram alimentados com uma dieta que continha 20% de gordura, 65% de carboidratos e 15% de proteína três dias antes da sessão de exercício e no dia em que eles malharam ou não malharam. A sessão de exercício constou em pedalar em uma bike estacionária em intensidade moderada por 1 hora, o que levou a queima de cerca de 400 cal. Eles constataram que a queima de carboidratos, e não gordura, foi maior nas 24 horas que sucederam o exercício. Segundo Melenson, não nos transformamos em “queimadores de gordura” depois da malhação porque comemos. E comer afeta a queima de gordura. “Ingerir apenas 240 cal de carboidrato 1 hora antes da atividade física reduz a queima de gordura durante o exercício e a capacidade de o corpo queimá-la fica diminuída por até 6 horas depois de nos alimentarmos”, conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo