“Garotas com curvas” – Uma prova de que a moda é para todas
http://fashionatto.literatortura.com/2013/08/28/garotas-curvas-prova-moda/
“Sempre que entro em alguma loja, a primeira coisa que percebo é o olhar complacente, ou até mesmo arrogante, das vendedoras, que mal me deixam abrir a boca e já dizem ‘Infelizmente não temos tamanhos especiais ´. Geralmente quando entro em lojas de ‘gente normal’ estou apenas procurando um presente para uma amiga ou coisa do tipo, mas ninguém nem me dá tempo de dizer nada. Meu Deus, que coisa mais irritante!” Este foi o desabafo de uma colega que certo dia me contou que estava cansada de ser bombardeada por comentários do tipo “Você tem que perder peso, do contrário nunca vai encontrar algo que te sirva, e tudo que você vestir vai te fazer parecer um saco de batatas amarrado. Não queres se vestir bem?”.
Mesmo quem não sofre com a balança sabe que a frase à cima é repetida constantemente por revistas femininas e perpetuada por todos os tipos de mulher como um incentivo para manter a dieta. A americana Tanesha Awasthi também era uma destas que fazia das dietas religião e da Vogue bíblia, porém, um dia reparou que seu corpo jamais se modificaria de forma tão radical a ponto de caber em um manequim 34 como as modelos que admirava, e ao invés de se desesperar e afundar-se nas rosquinhas como muitos pensam, recorreu a uma outra alternativa, a aceitação.
Tanesha viu que era possível sentir-se bem e vestir absolutamente tudo o que via nas passarelas mesmo que as revistas dissessem que não. Para tentar ajudar a outras meninas plus size, ela desenvolveu em 2011 o blog “Girls with curves” ou em português, “Garotas com Curvas”, onde aceita desafios de moda e ousa nos modelos ditos “perigosos” para meninas que vestem à cima do 42. A moça já provou que é possível usar estampas, listras horizontais, vestidos rodados e até mesmo cropped sem errar, basta saber valorizar seus pontos favoráveis. O site também permite que seguidoras mostrem seus looks e apresentem novas combinações.
Em 2010 a V Magazine lançou um memorável editorial entitulado “Size Issue” onde coloca modelos de diferentes padrões e tamanhos para posarem juntas.Uma de suas mais belas fotos é a que serve de capa para esta matéria. Em 2012, foi a vez da Elle francesa ter seu primeiro ensaio com uma modelo ‘plus size’. A escolhida para estrelar as fotos foi a americana Tara Lynn, que fez questão de posar em posições que não disfarçassem suas curvas e as tão temidas “dobrinhas”.
A iniciativa de ambas as publicações é absolutamente incrível, pois ajuda na aceitação das meninas com seu próprio corpo e mostra que “Não, eu não estou destinada a vestir batas e preto para o resto da vida”. É um grande passo, assim como o projeto batalha dos corpos, para mostrar que nem todas as “gordas” são Perséfone, que é possível seguir tendências mesmo estando fora dos padrões, e que beleza não se define pelo tamanho do seu manequim.
Abaixo seguem alguns dos modelos considerados “ousados” para plus sizes propostos por Tanesha.
Diferentes looks de Tanesha
Comentários
Postar um comentário