Diferentes corpos femininos em grandes campanhas de moda
POR NATHALIA LEVY EM DOMINGO, 9 MARÇO 2014
Bem mais da metade das mulheres que consomem produtos anunciados em campanhas estreladas por supermodelos, magérrimas, fogem desse conhecido padrão de beleza. Ironicamente, apesar de não as representarem, a maioria das grandes marcas e importantes revistas insistem em direcionar tais ideais inalcançáveis a elas, ao invés de escolherem formas mais naturais de atingir o tão desejado público-alvo.
Ainda que algumas não tenham a intenção de mudar essas tais imposições sociais, a demanda das próprias clientes parece estar forçando uma certa quebra de paradigmas. Dessa forma, múltiplas marcas estão começando a escalar mulheres que realmente correspondam à maioria, teoricamente o verdadeiro “padrão”. A solução parece fácil mas, na verdade, as marcas que buscam outros tipos de corpos e estética em suas propagandas são consideradas transgressoras e, um avanço na tentativa de mudança do status quo. E não são apenas os pequenos que aderiram à onda. Diesel e Miu Miu são alguns nomes fortes da indústria que desejam atingir – e principalmente representar – mulheres com todos os biotipos em suas criações. Confira abaixo algumas das campanhas mais relevantes:
Diesel
Sob o comando de Nicola Formichetti, a Diesel foi uma das marcas que mais investiu no conceito, chegando a escalar os personagens de sua campanha pelo Tumblr e investindo em mulheres que vestem todos os tamanhos. O movimento se chama “Diesel Reboot” e faz parte da estratégia do novo diretor artístico de resgatar o caráter ousado e irreverente da grife. Em suas próprias palavras: “Celebrar a diversidade e a individualidade. A aceitação do indivíduo e a rejeição ao status quo!”.
Dove
A Dove é super conhecida por suas campanhas que exploram e expõe mulheres de etnias e biotipos variados, já tendo divulgado truques de Photoshop, no intuito de revelar que o produzido e divulgado pela mídia não é real. Mais do que isso, afirmar que cada uma possui a sua própria beleza. No vídeo abaixo, relembre a ação em que a marca de cosméticos convidou um artista forense para provar às mulheres que ela são mais bonitas do que pensam (ou do que a indústria convencional as faz acreditar).
Levi’s
A Levi’s lançou a campanha do jeans global e perfeito, chamada Curve ID. O conceito é acabar com o sofrimento das mulheres por conta das poucas opções que, normalmente, fazem com que aquelas que sejam acima do peso “ideal” se sintam constrangidas na hora da compra. O slogan é “A marca que inventou o jeans agora encontra a fórmula ideal para vestir, também, mulheres de diferentes shapes”.
Revistas de Moda
Mais resistentes do que as marcas, são as revistas de moda que ditam, ou no mínimo influenciam, o que será tendência e como serão rostos e corpos desejáveis pelas mulheres. São elas que criam estereótipos e imaginários e, quando querem, podem sim ajudar a romper estigmas e criar um movimento de aceitação. Aqui, a sempre desafiadora Vogue Itália com modelos em sua capa consideradas plus size pelo mercado. A Elle Francesa com a supermodelo Tara Lynn e, mais recentemente, a Vogue Americana com a atriz Lena Dunham, do seriado Girls – apesar das acusações de overdose de Photoshop é inegável a quebra de estereótipos.
De uma forma ou de outra, pequenos passos fazem com que pouco a pouco outras formas de beleza comecem (ou voltem) a ser apreciadas e, mais importante, naturalizadas. Lembrando que em um passado não tão distante, eram as mulheres curvilíneas que dominavam a atenção da sociedade. É claro que criar uma revolta contra aquelas que são magras seria reproduzir a mesma estrutura, mas a ideia aqui é entender que tudo na moda pode e deve ser feito para qualquer uma, independente do seu biotipo.
http://www.afronte.com.br/diferentes-corpos-femininos-em-grandes-campanhas-de-moda/
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