Os modos de ver...
Os modos de ver, tratar e consumir a beleza feminina na juventude
Atualmente a jovem mulher inicia sua vida de consumo e independência na sociedade mais cedo. É necessário ampliar o mercado, e esta faixa etária torna-se um filão essencial para o crescimento de produtos de higiene e beleza para os cabelos, rosto e corpo em geral, tais como: xampus, maquiagens, cremes, protetores solares e tatuagens. De acordo com o livro O tempo da Beleza , publicado em 2008, por Casotti, Campos e Suarez, elas vivem um período que pode ser delimitado pelo fim da adolescência e pela entrada no mercado de trabalho. Marca o início da vida adulta com a definição profissional, a busca de relações amorosas, a relativação da influência familiar, segundo as autoras: “parece fazer deste um momento emocionalmente intenso, em que a preocupação com a aparência ocupa um lugar central na atenção das mulheres”.
Outro dado significativo foi registrado na pesquisa “Caderno Capricho sobre a Garota Brasileira”, desenvolvida em 2009, pelo núcleo jovem da Abril: Pele do rosto – oleosidade e espinhas são os problemas que mais preocupam as jovens quando o tema é a pele do rosto. E elas já adotam uma rotina de cuidados adultos. Elas usam regularmente: 48% sabonete facial; 40% secativo para espinhas; 39% protetor solar e hidratante para o rosto; 33% esfoliante; 30% demaquilantes e 19% das garotas usam produtos prescritos pelo médico;
Cabelo – é a preocupação número 1 no visual. Se o cabelo não está bom, o humor e a autoestima diminuem e não dá vontade nem de sair de casa. Elas usam regularmente: 54% chapinha; 52% secador; 41% creme para pentear; 35% creme de tratamento e 33% silicone para as pontas;
Maquiagem para o dia-a-dia – elas adoram usar blush, batom, sombras, lápis, delineador, máscara. Esse é o jeito mais rápido, fácil e até mesmo barato de transformar o visual. As jovens brasileiras adotaram o modelo americano, elas usam maquiagem até para ir à escola. 73% usam gloss; 59% usam lápis de olho; 54% usam rímel; 42% usam pó; 40% usam blush e 40% usam base. (fonte: Núcleo Jovem, 2009). De acordo com a pesquisa “O Tempo da Beleza” realizada em 2008 pelas autoras acima citadas, o consumo juvenil está fortemente relacionado com o espelho, pois são vários os momentos e os espaços onde essas mulheres se detêm para observar sua imagem refletida.
Fonte da Imagem: Free New (Créditos e Divulgação)
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