Propaganda de cerveja mira cada vez mais as mulheres
Campanhas de cervejarias substituem a figura da mulher-objeto por uma presença feminina mais atuante, que bebe com o parceiro
Carolina Guerra
Abordagem mais equilibrada da mulher nos comerciais de cerveja é tendência mundial (BananaStock RF/Getty Images)
Por vários anos, a combinação “cerveja gelada e mulher quase pelada” foi intensamente explorada por publicitários como uma espécie de fórmula mágica para vender a bebida. Essa predileção, no entanto, começa a fazer parte do passado. Finalmente, cervejarias e agências de propaganda parecem ter percebido o quanto as mulheres se incomodam em ser tratadas como objeto nos comerciais. Mais que isso, elas passaram a temer a reação destas consumidoras (confira a seleção de filmes). "Nas propagandas antigas, a mulher era retratada como um prêmio para o homem que escolhia determinada marca. Agora, perceberam que a fórmula está batida", afirma Selma Felerico, professora da Escola Superior de Propaganda e marketing (ESPM).
Quanta diferença!
Grande parte das empresas abandonou a estratégia de vender cerveja abusando de imagens de mulheres sensuais com pouco roupa. A nova leva de propagandas utiliza mais humor e delicadeza para passar suas mensagens. Elas surgem agora menos provocantes, retratando tão somente o que obviamente são: consumidoras.
leiam a matéria completa no link http://veja.abril.com.br/noticia/economia/propaganda-de-cerveja-mira-cada-vez-mais-as-mulheres
Comentários
Postar um comentário