Caixa diz que refará propaganda para corrigir “Machado de Assis branco”
A Caixa Econômica Federal informou nesta quarta-feira (28) que fará nova versão da peça publicitária sobre os 150 anos da instituição para corrigir a representação de Machado de Assis, que no vídeo foi interpretado por um ator branco. O escritor era mulato.
A campanha, cuja veiculação na TV foi suspensa após ser alvo de críticas e reclamações, pode ser vista no You Tube, clique aqui.
A peça mostra ainda Machado de Assis depositando dinheiro em uma caderneta de poupança e informa que ele fez seu testamento pela Caixa.
Nesta quarta-feira (28), a Caixa informou ao G1 que a produção da nova peça já foi encomendada e que ainda não está definido como será o roteiro desse novo vídeo.
‘Providências para retificar o erro’
De acordo com comunicado divulgado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir-PR), a Caixa comunicou a decisão de refazer a peça em ofício enviado à Seppir na segunda-feira (26).
No documento da Caixa, de acordo com a Seppir-PR, além do “pedido de desculpas pela caracterização inadequada do escritor” na peça publicitária, a presidência do banco informa as providências adotadas para retificar o erro, afirmando que “em nenhum momento, houve premeditação ou intenção de alterar a sua origem racial”.
No ofício, segundo informações da secretaria, a Caixa também informa que notificou as emissoras de TV, pedindo a suspensão da veiculação do filme, e que excluiu a exibição da peça do seu sítio eletrônico.
O documento reafirma ainda que “as providências vão ao encontro do esperado e consolidam o acordo de cooperação que está sendo firmado com a Seppir”, órgão com o qual o banco reforça o “interesse em agregar esforços às ações em prol das causas raciais e sociais”.
Reclamações e pedido de desculpas
Na semana passada, a propaganda foi alvo de reclamações na internet e de uma queixa formal divulgada na segunda-feira (19) pela Seppir-PR.
Na nota, a entidade dizia que “Caixa deve corrigir a produção deste vídeo, reconhecendo o equívoco e considerando o diálogo que vem mantendo com a sociedade ao longo da sua trajetória institucional”.
Na quarta-feira (21) , a Caixa anunciou a decisão de suspender a veiculação da campanha publicitária na TV. O próprio presidente do banco, Jorge Hereda, pediu em comunicado desculpas à população e aos movimentos ligados às causas raciais.
“O banco pede desculpas a toda a população e, em especial, aos movimentos ligados às causas raciais, por não ter caracterizado o escritor, que era afro-brasileiro, com a sua origem racial”, disse o presidente da Caixa, Jorge Hereda, em nota divulgada pelo banco.
Fonte: G1, ator no papel de Machado de Assis em comercial de 150 anos exibido pela CEF. (Foto: Reprodução)
A campanha, cuja veiculação na TV foi suspensa após ser alvo de críticas e reclamações, pode ser vista no You Tube, clique aqui.
A peça mostra ainda Machado de Assis depositando dinheiro em uma caderneta de poupança e informa que ele fez seu testamento pela Caixa.
Nesta quarta-feira (28), a Caixa informou ao G1 que a produção da nova peça já foi encomendada e que ainda não está definido como será o roteiro desse novo vídeo.
‘Providências para retificar o erro’
De acordo com comunicado divulgado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir-PR), a Caixa comunicou a decisão de refazer a peça em ofício enviado à Seppir na segunda-feira (26).
No documento da Caixa, de acordo com a Seppir-PR, além do “pedido de desculpas pela caracterização inadequada do escritor” na peça publicitária, a presidência do banco informa as providências adotadas para retificar o erro, afirmando que “em nenhum momento, houve premeditação ou intenção de alterar a sua origem racial”.
No ofício, segundo informações da secretaria, a Caixa também informa que notificou as emissoras de TV, pedindo a suspensão da veiculação do filme, e que excluiu a exibição da peça do seu sítio eletrônico.
O documento reafirma ainda que “as providências vão ao encontro do esperado e consolidam o acordo de cooperação que está sendo firmado com a Seppir”, órgão com o qual o banco reforça o “interesse em agregar esforços às ações em prol das causas raciais e sociais”.
Reclamações e pedido de desculpas
Na semana passada, a propaganda foi alvo de reclamações na internet e de uma queixa formal divulgada na segunda-feira (19) pela Seppir-PR.
Na nota, a entidade dizia que “Caixa deve corrigir a produção deste vídeo, reconhecendo o equívoco e considerando o diálogo que vem mantendo com a sociedade ao longo da sua trajetória institucional”.
Na quarta-feira (21) , a Caixa anunciou a decisão de suspender a veiculação da campanha publicitária na TV. O próprio presidente do banco, Jorge Hereda, pediu em comunicado desculpas à população e aos movimentos ligados às causas raciais.
“O banco pede desculpas a toda a população e, em especial, aos movimentos ligados às causas raciais, por não ter caracterizado o escritor, que era afro-brasileiro, com a sua origem racial”, disse o presidente da Caixa, Jorge Hereda, em nota divulgada pelo banco.
Fonte: G1, ator no papel de Machado de Assis em comercial de 150 anos exibido pela CEF. (Foto: Reprodução)
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