MANIFESTO METONÍMICO MODERADO
O TEXTO ABAIXO MERECE DESTAQUE, POIS FOI ESCRITO POR JOVENS E LINDAS ALUNAS QUE ESTÃO TERMINANDO O TCC DE PROPAGANDA E PUBLICIDADE NA FAAP. PORTANTO NÃO PODEMOS DIZER QUE AS OPINIÕES DESSE BLOG SÃO EMITIDAS SEMPRE POR ESTA QUARENTONA QUE ESCREVE...
VALE RESSALTAR QUE O GRUPO É COMPOSTO POR 5 JOVENS MULHERES: KARINE, GABI, LARA, LIA E MONIQUE, E UM GRANDE RAPAZ : GIANFRACESCO, QUE JUNTO COM AS MENINAS BUSCA UMA COMUNICAÇÃO MAIS ÉTICA PARA AS MULHERES. TENHO MUITO ORGULHO DE TRABALHAR COM VOCÊS.
Manifesto Metonímico Moderado
Bunda, peito, cabelo, bocas...
Toda a vez que ligamos a TV encontramos pedaços de mulheres em comerciais. É tudo muito físico, corporal. Se não são partes do corpo da mulher, são os clichês: a mãe neurótica, a workaholic sem família, a intelectual, a sexy bebedora de cerveja, e por aí vai. São milhares os estereótipos que substituem a mulher na comunicação. Sim, SUBSTITUEM. Ou alguém reconhece uma mulher de verdade nesses comerciais? Podemos dizer, então, que há um vício metonímico na publicidade: a mania de criar relações, nem sempre perfeitas, entre o substituto e substituído. Não somos contra a metonímia, longe disso. Acreditamos no uso desse elemento de retórica que nos permite tantas formas de falar do mesmo tema, mas acreditamos que deve ser empregado com moderação na comunicação. Com mais cuidado ainda quando se fala de mulher. Sabemos que ela pode ser muitas e todas ao mesmo tempo. Porém, não é uma parte, é o todo. A cabeça e o corpo que andam juntos, com vontades e ações. Então, quando for falar com e para a mulher, use a metonímia com moderação!
1. QUEBRE OS PARADIGMAS
A comunicação atual se acomodou no uso de estereótipos. Chegou a hora de mudar, inove.
2. PROCURE OS ARQUÉTIPOS
Os estereótipos são duros e moldados com opiniões alheias. Use sua opinião e transcenda o pensamento comum.
3. FUJA DO FRANKESTEIN
Não acreditamos na representação frankesteriana feminina. Trabalhe a mulher como um todo, e não somente por seus atributos e partes.
4. RELACIONE-SE
A mulher valoriza o relacionamento em tudo na vida. Seja verdadeiro, prático e relevante.
5. SEM CONVERSAS COR-DE-ROSA
Busque o humor e a inteligência. A mulher adora rir, até de si mesma.
6. OUÇA MAIS
Pare para ouvir o que a mulher tem a dizer sobre sua vida e seu universo. Pesquise mais!
7. SURPREENDA
Ouça e aprenda, mas entregue muito mais do que ela espera.
8. FAÇA ALIADOS
Saiba como e quando recorrer à metonímia. Faça dela sua aliada, e não um inimigo.
Autoria: Gabriela Neves e Karine Akopian
Grupo: Gabriela Neves, Gianfranco Tropi Somma, Karine Akopian, Lara Daniela Gebrin, Lia Cattassini, Monique Marinho
Bunda, peito, cabelo, bocas...
Toda a vez que ligamos a TV encontramos pedaços de mulheres em comerciais. É tudo muito físico, corporal. Se não são partes do corpo da mulher, são os clichês: a mãe neurótica, a workaholic sem família, a intelectual, a sexy bebedora de cerveja, e por aí vai. São milhares os estereótipos que substituem a mulher na comunicação. Sim, SUBSTITUEM. Ou alguém reconhece uma mulher de verdade nesses comerciais? Podemos dizer, então, que há um vício metonímico na publicidade: a mania de criar relações, nem sempre perfeitas, entre o substituto e substituído. Não somos contra a metonímia, longe disso. Acreditamos no uso desse elemento de retórica que nos permite tantas formas de falar do mesmo tema, mas acreditamos que deve ser empregado com moderação na comunicação. Com mais cuidado ainda quando se fala de mulher. Sabemos que ela pode ser muitas e todas ao mesmo tempo. Porém, não é uma parte, é o todo. A cabeça e o corpo que andam juntos, com vontades e ações. Então, quando for falar com e para a mulher, use a metonímia com moderação!
1. QUEBRE OS PARADIGMAS
A comunicação atual se acomodou no uso de estereótipos. Chegou a hora de mudar, inove.
2. PROCURE OS ARQUÉTIPOS
Os estereótipos são duros e moldados com opiniões alheias. Use sua opinião e transcenda o pensamento comum.
3. FUJA DO FRANKESTEIN
Não acreditamos na representação frankesteriana feminina. Trabalhe a mulher como um todo, e não somente por seus atributos e partes.
4. RELACIONE-SE
A mulher valoriza o relacionamento em tudo na vida. Seja verdadeiro, prático e relevante.
5. SEM CONVERSAS COR-DE-ROSA
Busque o humor e a inteligência. A mulher adora rir, até de si mesma.
6. OUÇA MAIS
Pare para ouvir o que a mulher tem a dizer sobre sua vida e seu universo. Pesquise mais!
7. SURPREENDA
Ouça e aprenda, mas entregue muito mais do que ela espera.
8. FAÇA ALIADOS
Saiba como e quando recorrer à metonímia. Faça dela sua aliada, e não um inimigo.
Autoria: Gabriela Neves e Karine Akopian
Grupo: Gabriela Neves, Gianfranco Tropi Somma, Karine Akopian, Lara Daniela Gebrin, Lia Cattassini, Monique Marinho
selma, obrigada pelo apoio e ajuda!
ResponderExcluirvocê foi parte essencial no desenvolvimento do nosso trabalho!
vc é uma fofa!
bjss